Mercados

Standard & Poor’s eleva ratings da Gafisa, com perspectiva estável

Melhora na liquidez e no perfil financeiro fundamentam a revisão na classificação, diz agência

Perfil da construtora é agressivo e leva a endividamento, mas o retorno dos novos empreendimentos devem auxiliar as margens, diz S&P (Gafisa/Divulgação)

Perfil da construtora é agressivo e leva a endividamento, mas o retorno dos novos empreendimentos devem auxiliar as margens, diz S&P (Gafisa/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2010 às 14h19.

São Paulo - A agência de classificação de risco Standard & Poor’s elevou os ratings da Gafisa de "brA-" para "brA", revelou comunicado ao mercado divulgado ontem à noite. O maior otimismo com a companhia reflete, segundo a agência, o perfil financeiro da Gafisa, bem como a sua melhor posição de liquidez após a emissão de ações e de dívidas de longo prazo.

Foram elevadas as classificações da empresa e de seu crédito corporativo de longo prazo, com perspectiva estável. "A Gafisa deve fortalecer seus fluxos de caixa e reduzir sua alavancagem gradualmente, mas continuaremos a monitorar o volume de lançamentos e seus impactos sobre a companhia", dizem os analistas Marcelo Schwarz e Reginaldo Takara.

Perfil "agressivo"

O perfil financeiro da Gafisa é "agressivo", diz a S&P, e deve gerar elevação no endividamento nos próximos anos, diante de captações de financiamento à construção para os próximos lançamentos. "Porém, os fluxos de caixa mais fortes referentes aos projetos anteriores devem levar a uma evolução gradual nas métricas de crédito da empresa".

Entre os fatores que colaboraram para a revisão do rating, a S&P destaca a emissão de ações de cerca de 1 bilhão em março deste ano. A agência ressalta também os esforços da empresa para capturar sinergias e melhorar o ciclo de construção com novos métodos construtivos, de forma a fortalecer sua rentabilidade e geração de caixa.

Um ponto negativo da avaliação é o tamanho reduzido das margens da construtora, principalmente após a integração das atividades da Tenda S.A. No en tanto, até a metade de 2011, parte significativa dos projetos da Tenda deve ser concluída. "Acreditamos deve levar a uma melhora nas margens consolidadas da Gafisa", contrapõe a agência.

Leia mais sobre Rating

Siga as notícias de Mercados no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingConstrução civilEmpresasGafisaMercado financeiroRatingStandard & Poor's

Mais de Mercados

Executivos do mercado financeiro investem em educação e transforam a vida de jovens de baixa renda

Dólar sobe para R$ 6,19 com indefinição sobre emendas parlamentares

Megafusão de Honda e Nissan: um 'casamento' de conveniência sob intensa pressão

Ibovespa fecha penúltimo pregão em baixa e cai 1,5% na semana; dólar sobe 2%