Exame Logo

Senior Solution deixa pequenas para trás na Bolsa

Empresa de tecnologia é a primeira a completar todas as etapas do mercado de acesso brasileiro e chegar ao Novo Mercado

Bolsa brasileira: Senior Solution é nova integrante do Novo Mercado (Germano Lüders/Site Exame)

Rita Azevedo

Publicado em 17 de agosto de 2017 às 13h48.

Última atualização em 17 de agosto de 2017 às 15h57.

São Paulo -- Cinco anos após entrar no Bovespa Mais -- segmento da Bolsa voltado para empresas de menor porte --, a Senor Solution migrou, nesta quinta-feira, para o Novo Mercado, nível mais elevado de governança corporativa.

Com a mudança, a companhia de software e serviços para o setor financeiro se torna a primeira empresa a completar todas as etapas do mercado de acesso, que permite que companhias de menor porte ingressem de forma gradual no mercado acionário.

Veja também

Segundo as regras do Bovespa Mais, pequenas e médias empresas podem ser listadas na Bolsa sem a necessidade de realizar imediatamente uma oferta de ações. Diferentemente do que acontece com companhias de maior porte, as adeptas ao segmento têm um prazo de sete anos para atingir o mínimo de 25% de ações em circulação e realizar o IPO.

No caso da Senior Solution, o processo durou bem menos. A companhia foi listada em maio de 2012. Dez meses depois realizou o IPO, levantando 55,5 milhões de reais.

"O período serviu para nos habituarmos com as regras do mercado acionário e permitiu que potenciais investidores nos conhecessem", disse Bernardo Gomes, presidente da Senior, em evento realizado na B3.

Agora, com a migração para o Novo Mercado, o presidente da companhia espera atrair investidores que, até então, não eram acessíveis, como estrangeiros e fundos de pensão. Com mais liquidez, a empresa pode colocar em prática outros planos como novas emissões de ações.

Hoje, a maior parte dos acionistas da Senior Solution é formada por pessoas físicas e fundos de investimento. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também é dono de 11% da empresa.

De 2013, quando foi realizada a oferta de ações, até 2016, as receitas líquidas passaram de 51,2 milhões de reais para 84,6 milhões de reais. O lucro, que era de cerca de 2 milhões  de reais em 2013 terminou o ano passado em 8,2 milhões de reais.

Do IPO para cá, os papéis da Senior Solution acumulam ganhos de 98%. Só em 2017, a alta acumulada é de 55%.

Acompanhe tudo sobre:B3Senior Solution

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame