Mercados

S&P rebaixa nota “AAA” dos Estados Unidos

Novo rating dos EUA é AA+, segundo a agência de classificação de risco

S&P alertou que pode rebaixar mais o país em dois anos, se os cortes para conter o endividamento não forem suficientes (Mario Tama/ Getty Images)

S&P alertou que pode rebaixar mais o país em dois anos, se os cortes para conter o endividamento não forem suficientes (Mario Tama/ Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de agosto de 2011 às 18h45.

São Paulo - Standard & Poor's rebaixa rating dos Estados Unidos, pela primeira vez na história. A agência de classificação de risco ainda alertou que pode rebaixar mais o crédito do país em dois anos, se os cortes para conter o endividamento não forem suficientes.

Segundo a agência, o novo rating AA+, ao invés do AAA, indica a capacidade do país de quitar suas dívidas.

"O rebaixamento reflete nossa opinião de que o plano orçamentário aprovado recentemente pelo Congresso e pelo governo fica aquém do que, a nosso ver, seria necessário para estabilizar a dinâmica a médio prazo da dívida," disse a Standard & Poor em uma declaração.

Os títulos do Tesouro dos EUA, uma vez vistos como o investimento mais seguro do mundo, estão classificados agora abaixo de títulos emitidos por países como Grã-Bretanha, Alemanha, França ou Canadá.

Com informações da Reuters International e da Reuters.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingDívidas de paísesEstados Unidos (EUA)Mercado financeiroPaíses ricosRatingStandard & Poor's

Mais de Mercados

Crise das emendas, IPCA-15 e dados de emprego: o que move o mercado

Não é só o Brasil: Argentina faz maior venda de reservas internacionais em um dia para segurar dólar

Por que a China domina o mercado de carros elétricos? 'Padrinho dos EVs' explica o motivo

Japão evita dar pistas sobre aumento dos juros e vai acompanhar os riscos à economia