Mercados

S&P rebaixa nota da Grécia e chama reestruturação de ‘estressada’

Projeto de lei aprovado pelo Parlamento grego inclui cláusula que força renegociação

 A agência manteve inalterados o rating de recuperação da Grécia em 4 e o rating de conversibilidade e transferências em AAA (AFP/Stan Honda)

A agência manteve inalterados o rating de recuperação da Grécia em 4 e o rating de conversibilidade e transferências em AAA (AFP/Stan Honda)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2012 às 19h22.

Londres - A Standard & Poor's rebaixou o rating da dívida soberana de longo prazo da Grécia de CC para SD ("default seletivo"); o rating da dívida de curto prazo da Grécia também foi rebaixado, de C para SD. A agência manteve inalterados o rating de recuperação da Grécia em 4 e o rating de conversibilidade e transferências em AAA, mesmo nível dos demais países membros da zona do euro.

Segundo a S&P, o rebaixamento dos ratings resultou "da inserção retroativa, pelo governo grego, de cláusulas de ação coletiva na documentação de determinadas séries de sua dívida soberana, em 23 de fevereiro. O efeito da cláusula de ação coletiva é comprometer todos os portadores de uma determinada série com termos emendados de pagamento, na eventualidade de um quórum predefinido de credores ter concordado com isso.  Em nossa opinião, a inserção retroativa de cláusulas de ação coletiva muda materialmente os termos originais da dívida afetada e constitui o lançamento do que consideramos uma reestruturação de dívida estressada. Sob nossos critérios, qualquer uma dessas condições é suficiente para rebaixarmos nosso rating de crédito soberano da Grécia para SD, e nossos ratings para as emissões de dívida afetadas para D".

O relatório acrescenta que "se a troca de dívida for consumada (o que entendemos que está marcado para ocorrer em 12 de março de 2012 ou em torno dessa data), deveremos considerar o default seletivo como esgotado e elevar o rating de crédito soberano da Grécia para a categoria CCC, refletindo nossa avaliação da perspectiva futura da qualidade de crédito da Grécia". As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingCrise econômicaCrise gregaEuropaGréciaMercado financeiroPiigsRating

Mais de Mercados

Embraer assina contrato para vender 2 unidades do C-390 Millennium para cliente não revelado

Crise das emendas, IPCA-15 e dados de emprego: o que move o mercado

Não é só o Brasil: Argentina faz maior venda de reservas internacionais em um dia para segurar dólar

Por que a China domina o mercado de carros elétricos? 'Padrinho dos EVs' explica o motivo