Mercados

S&P rebaixa nota da Grécia e chama reestruturação de ‘estressada’

Projeto de lei aprovado pelo Parlamento grego inclui cláusula que força renegociação

 A agência manteve inalterados o rating de recuperação da Grécia em 4 e o rating de conversibilidade e transferências em AAA (AFP/Stan Honda)

A agência manteve inalterados o rating de recuperação da Grécia em 4 e o rating de conversibilidade e transferências em AAA (AFP/Stan Honda)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2012 às 19h22.

Londres - A Standard & Poor's rebaixou o rating da dívida soberana de longo prazo da Grécia de CC para SD ("default seletivo"); o rating da dívida de curto prazo da Grécia também foi rebaixado, de C para SD. A agência manteve inalterados o rating de recuperação da Grécia em 4 e o rating de conversibilidade e transferências em AAA, mesmo nível dos demais países membros da zona do euro.

Segundo a S&P, o rebaixamento dos ratings resultou "da inserção retroativa, pelo governo grego, de cláusulas de ação coletiva na documentação de determinadas séries de sua dívida soberana, em 23 de fevereiro. O efeito da cláusula de ação coletiva é comprometer todos os portadores de uma determinada série com termos emendados de pagamento, na eventualidade de um quórum predefinido de credores ter concordado com isso.  Em nossa opinião, a inserção retroativa de cláusulas de ação coletiva muda materialmente os termos originais da dívida afetada e constitui o lançamento do que consideramos uma reestruturação de dívida estressada. Sob nossos critérios, qualquer uma dessas condições é suficiente para rebaixarmos nosso rating de crédito soberano da Grécia para SD, e nossos ratings para as emissões de dívida afetadas para D".

O relatório acrescenta que "se a troca de dívida for consumada (o que entendemos que está marcado para ocorrer em 12 de março de 2012 ou em torno dessa data), deveremos considerar o default seletivo como esgotado e elevar o rating de crédito soberano da Grécia para a categoria CCC, refletindo nossa avaliação da perspectiva futura da qualidade de crédito da Grécia". As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsMercado financeiroCrise econômicaAgências de ratingGréciaCrise gregaRating

Mais de Mercados

Stellantis vai levar minicarro elétrico da Fiat aos EUA após fala de Trump

Lenda dos investimentos compara Oriente Médio ao Vale do Silício

Coisas estranhas em Wall Street: séries podem derrubar ações da Netflix

Emprego nos EUA e indústria no Brasil: o que move os mercados nesta terça-feira