S&P eleva Gerdau Ameristeel para grau de investimento
A agência afirmou no comunicado que aplicou perspectiva negativa para o rating porque acha que pode ser difícil haver melhora na avaliação de crédito da Gerdau
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.
São Paulo - A agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) elevou o rating de crédito corporativo da Gerdau Ameristeel para BBB-, de BB+, colocando-a dessa forma entre as empresas que possuem grau de investimento. A perspectiva para o rating, no entanto, é negativa.
"A ação de rating segue-se ao anúncio da Gerdau, em 30 de agosto, de que concluiu a aquisição das ações da Gerdau Ameristeel que ainda não detinha por aproximadamente US$ 1,6 bilhão", afirmou o analista Marcelo Schwartz, da S&P, em um comunicado.
"A elevação da Gerdau Ameristeel reflete o suporte da proprietária Gerdau S.A., dada a importância estratégica da subsidiária norte-americana no desempenho geral da entidade consolidada", acrescentou.
A agência afirmou no comunicado que aplicou perspectiva negativa para o rating porque acha que pode ser difícil haver melhora na avaliação de crédito da Gerdau em razão do ambiente de mercado volátil, especialmente nas operações fora do Brasil, e também por causa do incremento na dívida decorrente da aquisição das ações remanescentes da Gerdau Ameristeel.
"Podemos reduzir o rating se a recuperação nos mercados da companhia for mais lenta do que o previsto", especificamente se a relação entre dívida total e o Ebitda não melhorar. A S&P também avalia a Gerdau S.A. com rating BBB- e perspectiva negativa.
Leia mais sobre Eike Batista
Siga as últimas notícias de Negócios no Twitter