Mercados

Risco global leva Bovespa para a mínima do ano

Às 10h39, o índice já perdia 0,64%, no menor nível do ano, aos 45.155 pontos


	Bovespa: as ações da Petrobras perderam mais de 1,00% e as da Vale PNA recuaram cerca de 0,70%
 (Paulo Fridman/Bloomberg)

Bovespa: as ações da Petrobras perderam mais de 1,00% e as da Vale PNA recuaram cerca de 0,70% (Paulo Fridman/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de março de 2014 às 11h29.

São Paulo - Os indicadores de que a atividade doméstica no início do ano está mais forte do que o esperado chegaram a dar algum alento ao índice futuro do Ibovespa e até garantiu uma abertura em alta para o pregão desta sexta-feira, 14.

Mas o alívio durou poucos minutos. Às 10h39, o índice já perdia 0,64%, no menor nível do ano (considerando intraday e fechamento), aos 45.155 pontos, com Petrobras perdendo mais de 1,00% e com a Vale PNA recuando cerca de 0,70%.

O Banco Central divulgou hoje cedo que o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) subiu 1,26% em janeiro de 2014, acima da mediana das projeções dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo AE Projeções - alta de 1,00%.

O dado confirma tendência vista nos números da produção industrial e do varejo conhecidos ao longo da semana.

Apesar disso, a aversão ao risco nos mercados internacionais diante da proximidade do referendo na Crimeia, no domingo, inibe qualquer reação da Bovespa. A exceção são algumas empresas do setor elétrico, cujas companhias serão beneficiadas com o pacote de socorro de R$ 12 bilhões anunciado ontem pelo governo.

Há pouco, Eletropaulo PN subia 1,76%, Light On avançava 1,73% e Energias do Brasil subia 1,65%, todas entre as maiores altas do Ibovespa. Nos Estados Unidos, as bolsas em Nova York abriram em baixa, também pelas tensões envolvendo a Ucrânia.

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

Cade dá aval para dona do Burger King operar Subway no Brasil

Divisora de águas, compra de campo Peregrino deixa Itaú BBA ainda mais otimista com a Prio (PRIO3)

Ibovespa opera em alta de olho em inflação dos EUA abaixo do esperado

Inflação nos EUA, recorde na China e dados de emprego no Brasil: o que move o mercado