Mercados

Reorganização societária e capital menor da Oi são aprovados

A Aneel deu anuência prévia ao processo de reorganização societária e de redução do capital proposto pela companhia


	Prédio da Anatel: reestruturação aprovada consiste na incorporação, pela Oi, da Telemar Participações
 (Sinclair Maia/ Divulgação/Anatel)

Prédio da Anatel: reestruturação aprovada consiste na incorporação, pela Oi, da Telemar Participações (Sinclair Maia/ Divulgação/Anatel)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2015 às 20h51.

Brasília- A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu nesta quinta-feira anuência prévia ao processo de reorganização societária e de redução do capital proposto pela Oi.

A reestruturação consiste na incorporação, pela Oi, da Telemar Participações e é uma etapa importante para os planos da empresa de ir para o segmento Novo Mercado da Bovespa.

O relator do caso, conselheiro Rodrigo Zerbone, explicou que a reestruturação aprovada nesta quinta-feira é uma alteração de parte do processo de reorganização que a agência já havia aprovado no ano passado, mas com a Oi incorporando a Telemar Participações.

"Eles entenderam que não daria para continuar no plano original, em função da questão da Rioforte, e mudaram", disse Zerbone, referindo-se ao calote no ano passado de 847 milhões de euros da Rioforte relacionado a um investimento feito pela antiga Portugal Telecom. O episódio acabou arruinando o processo de fusão do grupo português com a Oi.

Já a redução de capital foi realizada para absorver contabilmente prejuízo de 4 bilhões de reais da operadora. "A redução do capital deixa a empresa mais limpa para poder operar futuramemte", disse Zerbone.

A Oi afirmou que a anuência concedida pela Anatel é mais um passo no processo de reorganização societária da empresa e que esse processo "é uma das prioridades estratégicas da companhia este ano e tem por objetivo elevar o patamar de governança corporativa aos mais altos níveis".

O grupo de telecomunicações afirmou que agora dará sequência às próximas etapas do processo, que consistem em convocar uma assembleia geral extraordinária para deliberação sobre a incorporação da Telemar Participações pela Oi; aprovar o novo Conselho de Administração da empresa; e abrir o período de conversão voluntária de ações preferenciais em ordinárias.

Acompanhe tudo sobre:3GAnatelBrasil TelecomEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas portuguesasOiOperadoras de celularServiçosTelecomunicaçõesTelemar

Mais de Mercados

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Bolsa brasileira comunica que não foi afetada por apagão global de tecnologia

Ibovespa fecha perto da estabilidade após corte de gastos e apagão global

Mais na Exame