Mercados

Realização de lucros afeta bolsas da Ásia; Xangai: -2,4%

Os mercados asiáticos fecharam no campo negativo nesta quinta-feira. Houve forte queda em algumas bolsas, a maioria delas influenciadas pela realização de lucros e pelo comportamento baixista de Wall Street. A Bolsa de Hong Kong sofreu com a realização de lucros em ações de bancos chineses, enquanto China Mobile teve declínio devido às preocupações referentes […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Os mercados asiáticos fecharam no campo negativo nesta quinta-feira. Houve forte queda em algumas bolsas, a maioria delas influenciadas pela realização de lucros e pelo comportamento baixista de Wall Street.

Do mesmo modo, os investidores decidiram realizar lucros nas Bolsas da China, à véspera da abertura do Congresso Nacional do Povo. O índice Xangai Composto perdeu 2,4% e encerrou aos 3.023,37 pontos - foi a maior queda porcentual diária em cinco semanas. Já o Shenzhen Composto caiu 3% e terminou aos 1.154,40 pontos.

A estabilidade na taxa de paridade central dólar-yuan fez a moeda chinesa apresentar pouca variação em relação à unidade norte-americana. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8264 yuans, de 6,8258 yuans do fechamento de quarta-feira.

Após quatro sessões de ganhos, a Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou em queda, no embalo dos demais mercados regionais e também influenciada pelo terremoto que atingiu o Sudeste do país. O índice Taiwan Weighted caiu 0,8% e encerrou aos 7.569,80 pontos.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi da Bolsa de Seul recuou 0,3% e fechou aos 1.618,20 pontos.

Na Bolsa de Sydney, na Austrália, o índice S&P/ASX 200 baixou 0,31% e encerrou aos 4.750,5 pontos.

O índice PSE da Bolsa de Manila, nas Filipinas, teve queda de 1,1% e fechou aos 3.034,13 pontos.

A Bolsa de Cingapura teve baixa devido a renovadas preocupações sobre restrições ao crédito na China encobrindo alívio na parte da manhã depois de a Grécia anunciar suas medidas de austeridade. O índice Straits Times caiu 0,5% e fechou aos 2.768,70 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, cedeu 0,1% e fechou aos 2.565,64 pontos, com vendas de fundos estrangeiros de papéis de bancos, telecomunicações e do setor automotivo. Sentimento generalizado era de precaução em meio a preocupações com a política local.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, caiu 0,6% e fechou aos 730,82 pontos acompanhando as quedas nos demais mercados regionais.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, recuou 0,2% e fechou aos 1.284,09 pontos, com os investidores de lado na ausência de dados incentivadores, também na expectativa da reunião de política monetária e dos dados de emprego nos EUA amanhã.

As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:AçõesÁsiabolsas-de-valoresIndicadores econômicos

Mais de Mercados

Petrobras cai até 3% com reação ao plano de compra de 40% de campo de petróleo na Namíbia

Ações da Heineken caem após perda de quase US$ 1 bilhão na China

Ibovespa fecha em queda nesta segunda-feira puxado por Petrobras

Entenda por que o mercado ficará de olho no Banco Central do Japão nesta semana

Mais na Exame