Mercados

Preocupação com China leva perdas a bolsas de NY

Segundo estrategista da JonesTrading Institutional Services, as quedas das ações dos países emergentes contribuem para o sentimento negativo do mercado


	NYSE: entre componentes do Dow Jones, destaques são Nike, United Technologies e Caterpillar
 (Mario Tama/ Getty Images)

NYSE: entre componentes do Dow Jones, destaques são Nike, United Technologies e Caterpillar (Mario Tama/ Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de setembro de 2014 às 16h10.

Nova York - As Bolsas dos Estados Unidos operam em queda, com os investidores mostrando cautela por causa do aumento da incerteza quanto à perspectiva da economia chinesa.

No fim de semana, o ministro das Finanças da China, Lou Jiwei, disse que a debilidade dos últimos indicadores do país não é motivo suficiente para uma mudança drástica na política fiscal do país.

Isso fez crescer ainda mais a expectativa quanto ao índice de atividade industrial dos gerentes de compras da China (versão HSBC), que sai na noite desta segunda-feira, 22.

Segundo o estrategista Yousef Abbasi, da JonesTrading Institutional Services, as quedas das ações dos países emergentes contribuem para o sentimento negativo do mercado.

"Hoje é dia de muita reflexão, e as pessoas estão digerindo o que aconteceu na semana passada" - referência a eventos como a reunião de política monetária do Federal Reserve, o plebiscito sobre a independência da Escócia e a oferta pública inicial das ações da chinesa Alibaba nos EUA.

Nos EUA, dois indicadores saíram fracos: as vendas de imóveis residenciais usados caíram 1,8% em julho, para a média anualizada de 5,05 milhões de unidades; o índice de atividade industrial nacional do Fed de Chicago caiu a -0,21 em agosto, de +0,26 em julho.

As ações da Apple recuavam 0,3% minutos atrás, apesar do informe de que foram vendidos mais de 10 milhões de aparelhos iPhone 6 no primeiro fim de semana de vendas.

As ações da Sigma-Aldrich, do setor farmacêutico, subiam 33,4% há pouco, em reação à notícia de que a empresa será comprada pela alemã Merck KGaA; as do Dresser-Rand Group, que produz equipamentos para exploração de petróleo, ganhavam 2,6%, após o informe de que a companhia será comprada pela Siemens.

Entre as componentes do índice Dow Jones, os destaques são Nike (-1,6%), United Technologies (-1,4%) e Caterpillar (-1.4%).

Às 14h28 (de Brasília), o índice Dow Jones caía 74 pontos (0,43%), para 17.205 pontos; o Nasdaq caía 58 pontos (1,28%), para 4.521 pontos; o S&P-500 caía 14 pontos (0,73%), para 1.995 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Mercado financeiroIndicadores econômicosNasdaqDow Jones

Mais de Mercados

Warner diz que vai analisar proposta da Paramount em até 10 dias úteis

Ibovespa fecha em alta, mas não se recupera de 'efeito Flávio'; dólar cai

Ações da Warner disparam após Paramount superar proposta da Netflix

Ações da Netflix caem após Paramount voltar à disputa pela Warner