Mercados

Petrobras volta a cair enquanto Graça tenta evitar CPI

A presidente da companhia presta esclarecimentos sobre denúncias de corrupção

Pessoas passam na frente do prédio da Universidade Petrobras no Rio de Janeiro (Ricardo Moraes/Reuters)

Pessoas passam na frente do prédio da Universidade Petrobras no Rio de Janeiro (Ricardo Moraes/Reuters)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 15 de abril de 2014 às 12h04.

São Paulo - As ações ordinárias da Petrobras caíam 1,43% na manhã desta terça-feira na Bolsa, enquanto as ações preferenciais registravam queda de 1,82%. Na semana, os papéis acumulam baixa de 3% e 3,40%, respectivamente. O desempenho negativo dos papéis pressionava o Ibovespa, que perdia 1,40%.

Na manhã de hoje, a presidente da Petrobras, Maria da Graça Foster, presta esclarecimentos em audiência das Comissões de Assuntos Econômicos e Fiscalização e Controle do Senado Federal sobre denúncias de corrupção na estatal. A presidente da empresa tentará evitar que seja aberta uma CPI específica para investigar suspeitas de irregularidades na estatal.

Ao iniciar seu discurso, Graça Foster, apontou números relativos a 2013, que atestam o crescimento do parque de refino de petróleo.

Sobre a compra de Pasadena, ela disse que “ o interesse da Petrobras nesta refinaria era capturar as grandes margens dos óleos pesados nos EUA. A refinaria tem como vantagem de estar dentro de um dos maiores mercados do mundo, que são os Estados Unidos.”

Foster disse ainda que estatal tem uma agenda extremamente disciplinada com o Tribunal de Contas da União e que tem todo o interesse em colaborar com informações e investigações. 

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresCapitalização da PetrobrasCaso PasadenaCombustíveisEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasExecutivos brasileirosGraça FosterIbovespaIndústria do petróleoMercado financeiroMulheres executivasPETR4PetrobrasPetróleoPolítica no BrasilSenado

Mais de Mercados

Por que a China não deveria estimular a economia, segundo Gavekal

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3

Raízen conversa com Petrobras sobre JV de etanol, diz Reuters; ação sobe 6%

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol