Mercados

Petrobras, eleições e Oi agitaram o mercado nesta segunda

Investidores repercutiram a notícia de que o ex-diretor da Petrobras apontou que mais de 30 políticos estariam envolvidos no esquema de propina da estatal

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 8 de setembro de 2014 às 18h00.

São Paulo - O Ibovespa fechou em queda de 2,45% nesta segunda-feira, aos 59.192 pontos. O principal índice da bolsa brasileira operou com forte volatilidade no pregão de hoje 

Entre os destaques do dia estiveram os papéis da empresas de telecomunicações. As ações ordinárias da TIM fecharam em alta de 6,6%. O setor foi influenciado pela reunião dos acionistas da Portugal Telecom com o objetivo de rever o acordo com a Oi, que viu seus papéis preferenciais encerrarem em queda de 1,2%.

O mercado também repercutiu a divulgação de uma pesquisa eleitoral divulgada na sexta-feira. O levantamento realizado pelo Instituto Sensus aponta que as candidata Marina Silva (PSB) e Dilma Rousseff (PT) estão empatadas no primeiro turno.

Marina tem 29,5% das intenções de voto, enquanto Dilma tem 29,8%. Já Aécio Neves (PSDB) tem 15,2% das intenções de voto. Em caso de segundo turno, Marina venceria Dilma, com 47,6% contra 32,8% dos votos válidos.

O papel preferencial da Petrobras abriu o pregão em forte alta, mas perdeu força no decorrer do dia e encerrou em forte queda de 4,9%. O mesmo aconteceu com as ações da Eletrobras, que terminaram o dia em queda de 5,4%.

Uma reportagem da Veja revelou que o ex-diretor de Abastecimento e Refino da Petrobras, Paulo Roberto Costa, apontou que mais de 30 políticos estariam envolvidos no esquema de propina da estatal.

Costa foi preso pela Polícia Federal em março sob a acusação de participar do esquema de lavagem de dinheiro comandado pelo doleiro Alberto Youssef. O ex-diretor fez recentemente um acordo com a Justiça de delação premiada.

Segundo o jornal O Globo, a presidente Dilma decidiu mudar o comando de sua campanha. A partir de hoje, o ministro Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário) pode assumir a coordenação geral, que hoje é exercida exclusivamente por Rui Falcão, presidente do PT, e Giles Azevedo, que foi chefe de gabinete da presidente.

Europa

Na Europa, o índice alemão DAX foi o único grande mercado acionário europeu a fechar em alta nesta segunda-feira, com alta de 0,11% aos 9.758 pontos, ainda cerca de 3% abaixo da máxima recorde de 10.050 pontos alcançada no final de junho.

O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis do continente, caiu 0,4%, a 1.390 pontos.

Acompanhe tudo sobre:3GB3bolsas-de-valoresBrasil TelecomCapitalização da PetrobrasCelebridadesDilma RousseffEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas espanholasEmpresas estataisEmpresas italianasEmpresas portuguesasEstatais brasileirasGás e combustíveisIbovespaIndústria do petróleoMarina SilvaMercado financeiroOiOperadoras de celularPersonalidadesPetrobrasPetróleoPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPortugal TelecomPT – Partido dos TrabalhadoresServiçosTelecomunicaçõesTelefônicaTelemarTIM

Mais de Mercados

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Bolsa brasileira comunica que não foi afetada por apagão global de tecnologia

Ibovespa fecha perto da estabilidade após corte de gastos e apagão global

Mais na Exame