Mercados

Petrobras é destaque na bolsa após resultado acima do esperado

Apesar da alta, analistas ainda esperam o anúncio do plano de investimentos para remover incertezas sobre os papéis

“Os papéis estão muito vendidos levando em conta o cenário brasileiro”, afirma Eric Conrads, chefe de análise para América Latina do ING (André Valentim/EXAME.com)

“Os papéis estão muito vendidos levando em conta o cenário brasileiro”, afirma Eric Conrads, chefe de análise para América Latina do ING (André Valentim/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2011 às 11h41.

São Paulo – As ações da Petrobras, quinta maior petrolífera do mundo por valor de mercado, abriram em alta nesta segunda-feira (16) após a companhia ter revelado um lucro líquido recorde de 10,99 bilhões de reais, ou 0,84 real por ação, durante o primeiro trimestre de 2011, superando as previsões dos analistas.

Os papéis ordinários (PETR3) atingiram 26,99 reais, uma alta de 2,23%. É a maior valorização do dia entre os ativos do Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, que sobe 0,6%. Os preferenciais (PETR4) avançaram para 23,98 reais, uma valorização de 1,95%.

“Acredito que os papéis da Petrobras reagirão positivamente ao resultado do primeiro trimestre de 2011”, destaca o analista Nelson Rodrigues de Matos do BB Investimentos. No acumulado do ano, as ações ordinárias da petrolífera apresentam queda de 11,33%, enquanto as preferenciais caem 11,49%, ao mesmo tempo em que o Ibovespa – principal índice de ações brasileiro – contabiliza perda de 8,53%.

“As ações têm tido um desempenho pior que o mercado, então pode haver uma retomada”, opinou Eric Conrads, chefe de análise para América Latina do ING Investment Management. Segundo ele, “os papéis da petrolífera estão muito vendidos levando em conta o cenário brasileiro”, disse ele em entrevista à Bloomberg.

Na contramão

Apesar de o resultado ter sido bem recebido, a questão sobre a demora da Petrobras em repassar a alta dos preços do petróleo no mercado internacional para o preço da gasolina no Brasil também foi lembrada. “O spread entre o preço médio do petróleo nacional vendido/transferido e a cotação média do Brent aumentou de 3,32 dólares por barril em 2010 para 10,93 dólares em 2011”, calcula Henrique Ribas, analista da Planner Corretora.

Em relatório, os analistas Paula Kovarsky e Diego Mendes, do Itaú BBA, destacam que, apesar do aumento de 21% nos preços do petróleo, o que afeta teoricamente 40% da receita, a média de preço realizado somente aumentou apenas 4%, ante a projeção do banco de 7%.

“Nossa preocupação continua sendo com a divisão ‘abastecimento’, que teve prejuízo de 95 milhões no trimestre e que pode sofrer pressão nas margens devido aos custos de refino e importação de petróleo e derivados”, ressalta Ribas.

Ações

O desempenho de curto prazo para as ações da estatal deverá ser guiado pelo bastante esperado plano de investimentos para o período entre 2011 e 2015. O Itaú BBA considera que o valor pode chegar a 240 bilhões de dólares, o que representa um aumento de 7% em relação ao plano anterior.

“Entretanto, o já anunciado plano de investimentos apenas para o pré-sal era de 21 bilhões de dólares. Por sua vez, há um argumento para que o plano seja mantido estável porque o governo está tentando reduzir os gatos”, lembram os analistas do Itaú BBA.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoGás e combustíveisIndústria do petróleoAçõesMercado financeiroAnálises fundamentalistas

Mais de Mercados

Warner diz que vai analisar proposta da Paramount em até 10 dias úteis

Ibovespa fecha em alta, mas não se recupera de 'efeito Flávio'; dólar cai

Ações da Warner disparam após Paramount superar proposta da Netflix

Ações da Netflix caem após Paramount voltar à disputa pela Warner