Mercados

Petrobras ajuda a sustentar Ibovespa em dia de reunião

Depois de já ter aberto o dia no azul, o Ibovespa se manteve em alta mesmo após a divulgação do superávit primário do setor público brasileiro em outubro


	Bovespa: às 11h35, o Ibovespa tinha variação positiva de 0,44 por cento, a 52.074 pontos. O giro financeiro totalizava 851,6 milhões de reais e deve ser mais uma vez reduzido
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Bovespa: às 11h35, o Ibovespa tinha variação positiva de 0,44 por cento, a 52.074 pontos. O giro financeiro totalizava 851,6 milhões de reais e deve ser mais uma vez reduzido (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de novembro de 2013 às 10h51.

São Paulo - Com alta de cerca de 2 por cento, as ações da Petrobras norteavam nesta sexta-feira o desempenho do principal índice de ações da Bovespa, com o mercado na expectativa pela reunião do Conselho de Administração da estatal e por um possível aumento nos preços de combustíveis.

Às 11h35, o Ibovespa tinha variação positiva de 0,44 por cento, a 52.074 pontos. O giro financeiro totalizava 851,6 milhões de reais e deve ser mais uma vez reduzido, com os mercados norte-americanos fechando mais cedo. Segundo a agenda do ministro da Fazenda, Guido Mantega, também presidente do Conselho da Petrobras, o início da reunião estava previsto para às 10h (horário de Brasília). Apesar do mercado ter reduzido as expectativas de que um mecanismo para o reajuste automático dos preços de combustíveis seja aprovado, espera-se ao menos um anúncio de aumento pontual nos preços.

"Um reajuste deve ser anunciado. Como já está terminando o ano e o governo anuncia para por em prática em cerca de um mês, o impacto na inflação deve ser pequeno", afirmou a gestora Débora Morsch, da Zenith Asset Management.

O reajuste amenizaria as perdas da empresa com a defasagem de preços do diesel e da gasolina no mercado interno em relação ao externo.

Depois de já ter aberto o dia no azul, o Ibovespa se manteve em alta mesmo após a divulgação do superávit primário do setor público brasileiro em outubro, de 6,188 bilhões de reais, que ficou abaixo das expectativas de 9,75 bilhões, segundo pesquisa Reuters.

Na véspera, o superávit primário do governo central abaixo do esperado acabou esvaziando os ganhos do índice no meio da tarde.


Segundo Morsch, havia a esperança de resultados melhores referentes a novembro devido à entrada de recursos não recorrentes. Os recursos incluíam o bônus do leilão de Libra e tributos da mineradora Vale, que aderiu ao programa de refinanciamento de dívidas tributárias (Refis) do governo federal.

Além da Petrobras, também era destaque de alta neste pregão a ação da Klabin. A produtora de papel anunciou na véspera que vai emitir 1,7 bilhão de reais em debêntures conversíveis em ações para viabilizar o Projeto Puma, fábrica de celulose no Paraná.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Megafusão de Honda e Nissan: um 'casamento' de conveniência sob intensa pressão

Bolsas de NY vivem pregão pressionado e Ibovespa cai; dólar volta aos R$ 6,19

Embraer assina contrato para vender 2 unidades do C-390 Millennium para cliente não revelado

Crise das emendas, IPCA-15 e dados de emprego: o que move o mercado