Mercados

Pacote para Grécia anima bolsas mundiais

Acordo mostrou que a Europa está tomando providências mais duras do que o mercado esperava para a recuperação grega

Líderes da zona do euro prometeram um segundo pacote de resgate de 109 bilhões de euros em dinheiro do governo, mais uma contribuição de detentores de bônus do setor privado (Milos Bicanski/Getty Images)

Líderes da zona do euro prometeram um segundo pacote de resgate de 109 bilhões de euros em dinheiro do governo, mais uma contribuição de detentores de bônus do setor privado (Milos Bicanski/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de julho de 2011 às 07h47.

Londres - As bolsas de valores mundiais atingiram o maior patamar em duas semanas nesta sexta-feira, enquanto os preços do petróleo subiram, depois de a Europa chegar a um acordo sobre um resgate para a Grécia.

O dólar estava sob pressão em meio às incertezas sobre se os Estados Unidos conseguirão elevar o teto da dívida para evitar um default.

Na Grécia, o acordo mostrou que a Europa está tomando ações mais duras do que o mercado esperava. Durante uma cúpula na véspera, os líderes da zona do euro prometeram um segundo pacote de resgate de 109 bilhões de euros (157 bilhões de dólares) em dinheiro do governo, mais uma contribuição de detentores de bônus do setor privado que deve chegar a 50 bilhões de euros até meados de 2014.

"É encorajador que eles tenham chegado a algo e lidado com parte da reestruturação", disse Louise Cooper, analista do BGC Partners. "Os mercados ficaram animados com isso." O índice de ações globais MSCI subia 0,55 por cento. O índice de bolsas europeias avançava quase 1 por cento.

Os preços do petróleo em Nova York tinham alta de 0,29 por cento, para 99,42 dólares o barril.

O dólar operava estável ante uma cesta de moedas. O euro também estava estável ante o dólar.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresCâmbioCrise gregaDívida públicaDólarEuropaGréciaMoedasPiigsUnião Europeia

Mais de Mercados

Fundador do Telegram anuncia lucro líquido pela primeira vez em 2024

Banco Central fará leilão à vista de até US$ 3 bi na quinta-feira

Marcopolo avança na eletrificação com aquisição de participação em empresa chilena

Suzano (SUZB3) aprova pagamento de R$ 657 milhões em juros sobre capital próprio