Mercados

Oi empolga investidores e alta na semana passa dos 50%

Na véspera, a Oi, dona da parte operacional da Portugal Telecom (PT-SGPS), anunciou a venda do negócio da empresa portuguesa à francesa Altice


	Com toda expectativa em torno da aprovação, as ações da Oi acumulam ganhos de 55%
 (Getty Images)

Com toda expectativa em torno da aprovação, as ações da Oi acumulam ganhos de 55% (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de janeiro de 2015 às 10h06.

São Paulo – Depois ficarem em leilão por meia hora, as ações da Oi registravam valorização de 16% e lideravam os ganhos entre os papéis que compõem o Ibovespa.

Na véspera, a operadora brasileira, dona da parte operacional da Portugal Telecom (PT-SGPS), anunciou a venda do negócio da empresa portuguesa à francesa Altice, após assembleia de acionistas realizada em Lisboa. O valor do negócio é de 7,4 bilhões de euros.

Em comunicado, a Oi afirmou que, com a venda, a PT Portugal fica mais forte para atuar em Portugal e a Oi fica mais forte para operar no Brasil, com redução das respectivas alavancagens.

Com toda a expectativa em torno da aprovação, as ações da Oi acumulam ganhos de 55% na semana.

De olho na TIM

A aprovação da venda dos ativos portugueses da Oi ao grupo francês Altice abre caminho para a realização de uma oferta pela TIM Participações no curto prazo, disse à Reuters uma fonte com conhecimento direto do assunto.

Segundo a fonte, a melhora na situação financeira da Oi após a venda permitirá que o BTG Pactual, banco contratado no ano passado pela Oi como comissário mercantil, avance em uma oferta pela TIM em conjunto com Claro e Telefônica Vivo. 

"Com a venda da PT, a Oi poderá reduzir seu endividamento e ganhar maior musculatura para participar de uma eventual consolidação do setor de telecomunicação no Brasil. Entre as possibilidades que estão colocadas sobre a mesa, há a possibilidade de fatiamento da Tim Brasil entre Oi, Telefônica e Claro; fusão entre Oi e Tim; e, ainda que distante, a possibilidade de compra da Oi pela Tim", lembra Marcelo Alves Varejão, analista da Socopa Corretora.

Mesmo com a forte alta desta semana, as ações da Oi ainda amargam uma desvalorização de 82% em 12 meses.

Acompanhe tudo sobre:3GBrasil TelecomEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas portuguesasOiOperadoras de celularPortugal TelecomServiçosTelecomunicaçõesTelemar

Mais de Mercados

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Bolsa brasileira comunica que não foi afetada por apagão global de tecnologia

Ibovespa fecha perto da estabilidade após corte de gastos e apagão global

Mais na Exame