Mercados

O IPO do Facebook em 200 páginas

Veja a íntegra do documento que promete ser histórico

A empresa conseguiu uma receita de 3,7 bilhões de dólares em 2011 (Reprodução/Facebook)

A empresa conseguiu uma receita de 3,7 bilhões de dólares em 2011 (Reprodução/Facebook)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de fevereiro de 2012 às 12h45.

São Paulo – Que o Facebook é uma empresa de sucesso ninguém tem dúvidas, mas a real dimensão ainda não era conhecida pelo público em geral. Agora, os números que ficavam restritos aos executivos estão escancarados em um documento de 200 páginas, o prospecto da esperada venda de ações da maior rede social do mundo.

A oferta inicial (IPO, na sigla em inglês) deve girar, ao menos, 5 bilhões de dólares e com isso se tornar a maior abertura de capital já realizada pelo setor de internet nos EUA . O posto hoje é ocupado pelo Google, que vendeu parte do seu capital em agosto de 2004 e arrecadou 1,67 bilhão de dólares. O Groupon foi o segundo maior com a venda de 700 milhões de dólares em novembro do ano passado.

O prospecto revela que a empresa conseguiu uma receita de 3,7 bilhões de dólares em 2011, uma receita operacional de 1,7 bilhão de dólares e o lucro líquido de 1 bilhão de dólares. Em comparação, o Google teve uma receita de 37,9 bilhões de dólares e lucro líquido de 9,7 bilhões de dólares.

Em termos de taxa de crescimento, contudo, o Facebook lidera. A companhia de Mark Zuckerberg teve um avanço de 88% na receita entre 2010 e 2011, enquanto o Google aumentou em 39%. Confira abaixo o documento disponibilizado no regulador americano na noite de ontem.

http://www.scribd.com/embeds/80236408/content?start_page=1&view_mode=list&access_key=key-1abtvotbik9eu2b6huze

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasFacebookRedes sociaisInternetempresas-de-tecnologiaMercado financeiroIPOsOfertas de ações

Mais de Mercados

A visão apocalíptica do mercado sobre empresas de software na era da IA

O inverno chegou para as criptomoedas? Para analistas, tudo indica que sim

Fôlego de última hora não poupou Nvidia de pior semana do ano na bolsa

Lembra dela? DeepSeek derrubou mercados há um ano — como está a empresa hoje?