Exame Logo

Nova postura das reguladoras pode impulsionar ações da Sabesp e Copasa

Mudança na estrutura tarifária é oportunidade para os papéis de saneamento, avalia o Banif

Analista incorporou no preço-alvo a metodologia para a estrutura tarifária que está sendo estudada pelas agências regulatórias (Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2011 às 18h20.

São Paulo – O Banif Securities iniciou a cobertura das ações da Copasa e atualizou suas projeções para os papéis da Sabesp após rever suas perspectivas para o setor. Segundo o analista Vicente Koki, “há uma oportunidade para as ações de saneamento, principalmente se considerarmos o médio e longo prazos”, afirma.

O analista vê uma oportunidade para a revisão da metodologia para a estrutura tarifária, atualmente em curso nas agências regulatórias. Segundo Koki, a revisão “deve atribuir uma remuneração para a base de ativos existentes das empresas”.

Veja também

A visão é de que a remuneração atual não atribui diretamente nenhum valor para a base de ativos. “E tal questão é fundamental para a expansão do setor e para a universalização dos serviços de saneamento”, explica Koki.

A expectativa do Banif é de que com uma metodologia em vigor, os futuros reajustes anuais de tarifas passem a ter um caráter mais formal, em contraposição ao formato atual, mais dependente de decisões políticas, acrescenta.

O analista do Banif estabeleceu o preço-alvo de 38 reais até o final de 2011 para as ações ordinárias da Copasa (CSMG3), com um potencial de valorização de 40%. A recomendação é de compra para os papéis da empresa. Ele justifica sua decisão pelo fato de que a Copasa expandindo a rede de coleta e tratamento de esgoto.

Em Minas Gerais, existem cerca de 400 municípios nos quais a Copasa oferece apenas o serviço de abastecimento de água. Na opinião de Koki, “há sinergias na oferta de coleta de esgotos para tais municípios, com obtenção de receitas adicionais”.

O preço-alvo para a Sabesp foi elevado de 35 reais para 51 reais até o final de 2011, o que representa um potencial de valorização de 20%. A recomendação é de manter. “Em nossa avaliação, a empresa também deve apresentar aumento de rentabilidade em vista da nova estrutura tarifária que poderá ser aplicada no reajuste tarifário de agosto/2012”.

O analista do Banif afirma que as ações da Copasa estão sendo negociadas a 4,8 vezes o múltiplo de valor da empresa sobre a geração de caixa (EV/EBITDA) para 2011, ou seja, estão descontadas em relação as ações da Sabesp, cujo múltiplo é de 7,8 vezes.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaAnálises fundamentalistasCopasaEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasMercado financeiroSabespSaneamentoServiços

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame