Petrobras: produção recua no 4º trimestre, mas termina ano em níveis recordes (Luiz Souza/NurPhoto/Getty Images)
Guilherme Guilherme
Publicado em 3 de fevereiro de 2021 às 07h03.
Última atualização em 3 de fevereiro de 2021 às 07h49.
As principais bolsas do mundo iniciam a quarta-feira, 3, em alta, com investidores repercutindo positivamente os últimos resultados da temporada de balanços do quarto trimestre. Dados da economia europeia também contribuem com o tom positivo nos mercados.
Conheça o maior banco de investimentos da América Latina e invista com os melhores assessores
Nos Estados Unidos, os principais resultados ficaram a cargo de Amazon e Alphabet, que apresentaram lucro e receita acima das expectativas. No pré-mercado, as ações da Alphabet sobem mais de 7% nesta manhã.
Por aqui, a temporada de balanços começa a ganhar forma. Depois de Cielo e Itaú, o Santander apresentou resultado nesta manhã e após o encerramento do pregão será a vez do Bradesco. Na bolsa, o Ibovespa chegou à segunda alta seguida na última sessão, mas quase apagou os ganhos devido à queda 3,96% das ações da Vale (VALE3).
Desde a primeira semana de janeiro, os papéis da mineradora acumulam perdas de 14%. A queda vem sendo impulsionada por incertezas sobre a demanda e oferta por minério de ferro na China, que vêm apresentando fortes perdas na bolsa de Dalian. Nesta quarta, o metal caiu mais 1,7%.
Divulgados nesta manhã, os índices de gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) referentes ao mês de janeiro saíram acima das expectativas na Europa. Mas ainda que melhor que o esperado, ficaram abaixo dos 50 pontos que delimitam a expansão da contração da atividade em relação ao mês anterior.
Na Zona do Euro, o PMI composto ficou em 47,8 pontos ante expectativa de 47,5 pontos. Entre os principais países do continente, somente a Alemanha ficou com o PMI composto acima dos 50 pontos. Já o destaque negativo ficou com o Reino Unido, onde o índice ficou em 41,2 pontos.
A piora da atividade econômica já era amplamente esperada, já que a Europa vem endurecendo suas medidas de isolamento para conter a pandemia do coronavírus.
O Santander apresentou nesta manhã lucro líquido gerencial de 3,96 bilhões de reais no quarto trimestre, 6,2% superior ao registrado no mesmo período de 2019. Já a provisão de crédito para devedores duvidosos cresceu 30,2% para 15,75 bilhões de reais. Por outro lado, o índice de inadimplência acima de 90 dias foi de 2,1%, o menor da história. No período, o banco destacou seu desempenho no mercado de e-commerce, em que atingiu 25% de participação, sendo líderes na black friday.
A produção da Petrobras de Óleo, LGN e gás natural caiu 11,3% no quarto trimestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado. Frente ao trimestre anterior a queda foi de 9,1%.
Segundo a companhia, a menor produção se deve à realização de paradas programadas, que não puderam ser feitas nos dois trimestres anteriores em função da pandemia. No ano, porém, a companhia bateu recorde de produção, superando a de 2015.