Mercados

Nasdaq fecha em alta, mas Dow Jones e S&P-500 caem

Por Renato Martins Nova York - O mercado norte-americano de ações fechou com os principais índices em direções divergentes, o Dow Jones em queda e o Nasdaq e o S&P-500 em alta. O desempenho do Dow Jones foi determinado pelas quedas fortes das ações da General Electric e dos bancos; o Nasdaq foi impulsionado por […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2010 às 15h15.

Por Renato Martins

Nova York - O mercado norte-americano de ações fechou com os principais índices em direções divergentes, o Dow Jones em queda e o Nasdaq e o S&P-500 em alta. O desempenho do Dow Jones foi determinado pelas quedas fortes das ações da General Electric e dos bancos; o Nasdaq foi impulsionado por Google, em reação ao informe de resultados da empresa.

As ações abriram em alta, depois de o presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, dizer que a instituição tem argumentos para adotar novas medidas de estímulo à economia, mas recuaram em reação a indicadores: o índice de sentimento do consumidor da Universidade de Michigan e o índice de atividade do Fed de Nova York ficaram abaixo das previsões, mas as vendas no varejo superaram as expectativas.

Segundo o analista Todd Hagerman, da Collins Stewart, os investidores estão "atirando primeiro e perguntando depois", porque os bancos não estão dando informações sobre as perdas potenciais com a crise das hipotecas - provavelmente porque eles mesmos não sabem. "É o medo do desconhecido, com todo tipo de gente correndo por aí com números. Alguém realmente sabe o que está acontecendo? Ninguém sabe", disse Anton Schutz, do Burnham Financial Services Fund.

Entre as componentes do Dow Jones, o destaque negativo foi General Electric, com queda de 5,07%, depois de a empresa divulgar resultados; as ações do setor financeiro também sofreram quedas fortes, em meio à controvérsia sobre irregularidades no registro de hipotecas securitizadas (Bank of America -4,92%, JPMorgan Chase -4,05%); a S&P Equity Research rebaixou sua recomendação para Bank of America de "compra forte" para "manter", porque o banco estaria menos preparado do que seus concorrentes para possíveis demandas futuras de recompra de hipotecas.

Entre as ações de empresas que haviam divulgado resultados ontem depois do fechamento, os destaques foram Google (+11,19%) e AMD (-0,27%).

O índice Dow Jones fechou em queda de 31,79 pontos (-0,29%), em 11.062,78 pontos. O Nasdaq fechou em alta de 33,39 pontos (1,37%), em 2.468,77 pontos. O S&P-500 fechou em alta de 2,38 pontos (0,20%), em 1.176,19 pontos. Na semana, o Dow Jones acumulou uma alta de 0,51%, o Nasdaq, um avanço de 2,78% e o S&P-500, um ganho de 0,95%. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Banco Central volta a intervir no câmbio, após dólar bater R$ 5,69

Warren Buffett completa 94 anos: 10 frases do CEO da Berkshire Hathaway para investir melhor

Aposta de alta da Selic atinge máxima após dados fortes do mercado de trabalho

Ibovespa fecha estável com dados da Pnad e inflação americana no radar

Mais na Exame