Exame Logo

Musk sobe o tom com quem aposta contra Tesla e promete 'aniquilar' até Gates

Confiante de que a montadora de veículos elétricos pode ser uma das mais valiosas empresas do mundo com aposta em inteligência artificial, empresário compra briga com quem está 'short'

Tesla: Musk acredita que conseguirá transformar a montadora em uma líder de inteligência artificial (Getty Images)
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 7 de julho de 2024 às 13h54.

Última atualização em 7 de julho de 2024 às 13h57.

Sobrou até para o Bill Gates. Elon Musk está confiante de que os negócios da Tesla vão ganhar ritmo tão intenso com os investimento em inteligência artificial que quem está 'short' vai ser "aniquilado"— até mesmo o fundador daMicrosoft.

“Quando a Tesla resolver totalmente a questão da autonomia e tiver [seu androide] Optimus em produção em volume, qualquer pessoa que ainda tenha uma posição vendida será aniquilada”, postou ele na rede social na terça-feira, 2. “Até mesmo Gates.”

Veja também

LEIA MAIS: Elon Musk processa OpenAI e Sam Altman por relação com Microsoft

Musk e Gates viraram rivais públicos depois do vazamento, em 2022, de uma troca de mensagens em que o dono da Tesla e do X se recusava a apoiar as ações de caridade de Gates, lembra a revista Fortune.

A razão para a negativa de Musk foi o fato de o fundador da Microsoft ainda ter, naquele momento, meio bilhão de dólares em uma aposta de que o preço das ações da Tesla cairia.

“Desculpe, mas não posso levar a sério sua filantropia em relação à mudança climática quando você tem uma posição vendida maciça contra a Tesla, a empresa que mais está fazendo para resolver a mudança climática”, escreveu Musk à época.

Não está claro se Gates ainda tem uma posição na ação. A Fortune não conseguiu entrar em contato com ele para comentar.

Tesla e a posta em IA

Musk acredita que conseguirá transformar a montadora em uma líder de inteligência artificial, que valerá incríveis US$ 30 trilhões assim que conclua sua mudança da venda de veículos elétricos para a operação de uma frota de robôs-táxis e robôs humanoides.

Segundo Musk, todo mundo terá seus próprios robôs num futuro próximo. De crianças a idosos. O que deve gera 1 bilhão de andróides por ano, com a Tesla controlando, de forma conservadora, um décimo do mercado global.

A confiança de Musk, porém, pode ser vista como ousadia, dado que a empresa era uma das de pior desempenho entre as 500 ações do índice S&P 500 neste ano.

Os papéis da Tesla até ganharam fôlego nos últimos dias desta semana e começaram a negociar no positivo: avançam 1,22% em 2024. Mas acumulam perda de mais de 9% em 12 meses.

Acompanhe tudo sobre:Elon MuskBill GatesTeslaInteligência artificial

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame