Mercados

Multa por abuso de poder do Google azeda humor dos investidores

Google teria favorecido seu próprio comparador de preços, o Google Shopping; multa é a mais alta já aplicada na União Europeia

Google: (Justin Sullivan/Getty Images)

Google: (Justin Sullivan/Getty Images)

Rita Azevedo

Rita Azevedo

Publicado em 27 de junho de 2017 às 11h13.

Última atualização em 27 de junho de 2017 às 13h44.

São Paulo -- A Comissão Europeia aplicou uma multa recorde de 2,4 bilhões de euros ao Google nesta terça-feira. O motivo alegado pelo órgão executivo da União Europeia foi o abuso do domínio nas buscas na internet para o favorecimento do comprador de preços Google Shopping.

A decisão afetou o humor dos investidores e fez com que os papéis da Alphabet, que controla o Google, recuassem. Por volta das 13h40, as ações caíam 1,3%, para 940 dólares. No mesmo período, a Nasdaq registrava queda de 0,56%.

O órgão considerou que o Google ofereceu sistematicamente uma posição proeminente nas pesquisas para seu próprio serviço de comparação de compras e que rebaixou o serviço de rivais nos resultados.

“O que o Google fez é ilegal sob leis antitruste da União Europeia. Ele negou a outras companhias a chance de competir nos méritos e de inovar. E mais importante, ele negou aos consumidores europeus uma escolha genuína de serviços e os benefícios completos da inovação”, disse a comissária europeia da concorrência, Margrethe Vestager, em comunicado.

Essa é a maior multa dada a uma única companhia em um caso antitruste da União Europeia, ultrapassando a penalidade de 1,06 bilhão de euros cobrada da produtora de chips norte-americana Intel em 2009.

O Google se manifestou sobre a decisão e disse que "considera apelar"“Revisaremos a decisão da Comissão em detalhes enquanto consideramos uma apelação, e esperamos continuar defendendo o nosso caso”, disse em um breve comunicado o vice-presidente e assessor legal geral da empresa, Kent Walker.

Com agências Reuters e EFE.

 

 

Acompanhe tudo sobre:GoogleAçõesAlphabet

Mais de Mercados

A visão apocalíptica do mercado sobre empresas de software na era da IA

O inverno chegou para as criptomoedas? Para analistas, tudo indica que sim

Fôlego de última hora não poupou Nvidia de pior semana do ano na bolsa

Lembra dela? DeepSeek derrubou mercados há um ano — como está a empresa hoje?