Mercados

Mudança na bolsa? Papéis ligados à retomada puxam as altas

Ações da Netflix e da Amazon caem com reabertura nos EUA. No Brasil, setores de shopping, construção e educação já dão sinais de retomada na bolsa

 (Mike Blake/Reuters)

(Mike Blake/Reuters)

NF

Natália Flach

Publicado em 28 de maio de 2020 às 06h51.

Última atualização em 28 de maio de 2020 às 12h34.

O isolamento social fez com que ações de empresas de entretenimento e de comunicação a distância subissem mais de 15% em apenas dois meses na bolsa dos Estados Unidos. Mas, com a reabertura econômica nos 50 estados americanos, na quarta-feira, 27, Netflix, Amazon e Zoom caíram 2,48%, 1,91% e 1,24%, respectivamente, em um dia que os principais os índices encerraram em alta. A dúvida é se o mesmo deve acontecer com os papéis que se destacaram no Brasil durante o período da quarentena.

As ações que mais subiram nos últimos dois meses foram as de varejo online. Os papéis da Magazine Luiza avançaram 83,64%, os da B2W tiveram alta de 71,53%, enquanto os das Lojas Americanas subiram 63,20%. Já os da Via Varejo mais que dobraram: saltaram 143,11%. Ontem, todos subiram com exceção da B2W.

Empresas exportadoras, que se beneficiam de uma retomada no comércio global, também tiveram forte alta ontem. “As ações das exportadoras também tiveram desempenho superior às dos demais segmentos por causa da valorização do dólar frente ao real no período”, comenta Bruno Lima, especialista em renda variável da EXAME Research. Entre elas, o destaque fica por conta das empresas de proteína anima que – além do câmbio – contaram com aumento da demanda dos produtos em países asiáticos.

Para Lima, a reabertura da economia brasileira significa a alta de papéis que sofreram durante o período de isolamento social. É o caso dos papéis de shopping centers e de construção que tiveram suas atividades interrompidas por não serem vistas como essenciais. Para se ter ideia, os da Iguatemi subiram 4,48% e os da JHSF, 9,17%.

“As ações de companhias aéreas, de turismo, de educação e locadoras de veículos devem se beneficiar com a flexibilização da quarentena”, acrescenta. Ontem, a CVC subiu 12,96%, Cogna, 10,59%, e da Locamerica, 9,17%. Já Gol e Azul fecharam em leve alta.

Acompanhe tudo sobre:AçõesAmazonbolsas-de-valoresExame HojeNetflix

Mais de Mercados

Ações da Heineken caem após perda de quase US$ 1 bilhão na China

Ibovespa opera em queda com piora nas expectativas inflacionárias

Entenda por que o mercado ficará de olho no Banco Central do Japão nesta semana

Focus, balanços, contas públicas e relatório de produção da Petrobras: o que move o mercado

Mais na Exame