Minério de ferro afunda com temor de Covid Zero longo na China

As perspectivas de demanda foram abaladas ainda mais pelo anúncio de que a China vai realizar testes em massa nos 25 milhões de habitantes de Xangai toda semana
Covid Zero: Na China, bloqueios temporários serão impostos em complexos residenciais onde um caso de Covid seja detectado (Kevin Frayer / Correspondente/Getty Images)
Covid Zero: Na China, bloqueios temporários serão impostos em complexos residenciais onde um caso de Covid seja detectado (Kevin Frayer / Correspondente/Getty Images)
B
BloombergPublicado em 17/06/2022 às 11:25.

A queda do minério de ferro se estendeu pelo sétimo dia consecutivo, com preços de volta a níveis vistos pela última vez em janeiro, à medida que a política Covid Zero da China gera preocupações de que as interrupções na atividade industrial durem meses.

Os contratos futuros da matéria-prima siderúrgica em Singapura caíram quase 7% na sexta-feira e ficaram abaixo de US$ 120 a tonelada pela primeira vez este ano. Na semana, o tombo foi de quase 15%, o maior declínio em nove meses.

As perspectivas de demanda foram abaladas ainda mais pelo anúncio de que a China vai realizar testes em massa nos 25 milhões de habitantes de Xangai toda semana, e bloqueios temporários serão impostos em complexos residenciais onde um caso de Covid seja detectado.

As novas medidas estão previstas inicialmente pelo menos até o final de julho, mas alguns observadores antecipam que possam ficar em vigor até o início do ano que vem. Isso mina as esperanças de que as cidades afetadas retornem em breve à normalidade após meses de graves interrupções nos negócios e tumulto nas fábricas.

O mercado está caindo “agora com a volta desses bloqueios” disse Erik Hedborg, principal analista de aço do CRU Group, em comentários por e-mail. Além disso, está “começando a se tornar muito doloroso para muitas dessas usinas, e suas perdas estão começando a aumentar”, acrescentou.

A demanda fraca por produtos acabados de aço forçou as usinas a entrarem em manutenção no centro siderúrgico de Tangshan, no norte. Os estoques crescentes de aço também sugerem que a recuperação da demanda não aconteceu. A GF Futures disse em nota que a aplicação do Covid Zero na China suprime os esforços do governo de fortalecer o setor imobiliário.

O minério de ferro caiu 6.7% para US$ 119.50 a tonelada na sexta-feira em Singapura. Os futuros em Dalian tiveram queda de 4%.