Mina de exploração de ferro: Magnesita mira novos investimentos com oferta de ações (Luiz Braga/Divulgação)
Da Redação
Publicado em 25 de janeiro de 2012 às 18h16.
São Paulo – A siderúrgica mineira Magnesita (MAGG3) protocolou nesta segunda-feira (20) o pedido de realização de uma oferta pública primária de ações, com o objetivo de captar entre 255 e 425 milhões de reais, informa comunicado ao mercado divulgado.
Segundo o documento, o valor da oferta poderá variar de acordo com as condições de mercado à época da precificação. Os recursos seriam revertidos para a “aceleração de investimentos e aumento da auto-suficiência em matérias-primas, através da expansão de suas atividades de mineração e produção de matérias-primas estratégicas”, diz a companhia. O pedido foi submetido à Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).
O comunicado também detalha os investimentos, que incluiriam a alocação de 220 milhões de reais para a expansão da produção de M-30 (sínter de alta qualidade) em 120 mil toneladas ao ano até 2012. O segundo destino dos recursos seria o investimento de 80 milhões de reais em sua mina de grafita nos próximos 24 meses – o objetivo é a auto-suficiência no segmento, gerada pela produção de aproximadamente 40 mil toneladas ao ano.
Por fim, a oferta seria revertida na redução de seu atual endividamento bancário. “Isso possibilitará a captação de novas linhas de financiamento relacionadas aos referidos investimentos”, diz o comunicado. Segundo a companhia, as novas linhas de financiamento serão buscadas, preferencialmente, junto a instituições multilaterais e de fomento.
A oferta inclui esforços de colocação das ações para investidores estrangeiros no exterior.