Ações da JBS sobem mais de 4% após comprar gigante "plant based"
Vivera, terceira maior empresa de alimentos vegetais da Europa, foi adquirida por 341 milhões de euros - equivalente a mais de 2 bilhões de reais; transação ainda depende do aval de autoridades antitruste
Guilherme Guilherme
Publicado em 19 de abril de 2021 às 09h23.
Última atualização em 19 de abril de 2021 às 13h46.
As ações da JBS (JBSS3) sobem mais de 4% nesta segunda-feira, 19, e figuram entre as maiores altas do Ibovespa, após a empresa anunciar a aquisição da totalidade das ações da Vivera, a terceira maior empresa de produtos “plant-based” da Europa, por 341 milhões de euros. O montante é equivalente a 2,28 bilhões de reais.
Como os frigoríficos estão se adaptando à onda ESG? Descubra com a EXAME Invest Pro
Segundo fato relevante, a operação inclui três unidades produtivas da Vivera e um centro de pesquisas localizados na Holanda. A empresa também possui participação relevante no Reino Unido e na Alemanha - duas das maiores potências do continente.
Segundo o presidente da JBS,Gilberto Tomazoni, a Vivera “traz musculatura no setor de plant based com conhecimento tecnológico e capacidade de inovação”.
Com a operação, a JBS expande sua oferta global de produtos vegetais - frente que a empresa vê como uma tendênciade forte crescimento no consumo. No Brasil, a JBS é líder de vendas de hambúrgueres vegetais por meio da linha “Incrível” da marca Seara.
A operação, embora aprovada pelo Conselho de Administração da JBS, ainda precisa do aval das autoridades antitruste. Caso a operação seja confirmada, a Vivera será mantida como uma unidade de negócio autônoma.
Na bolsa, as ações da JBS têm sido um dos principais destaques positivos do Ibovespa, com alta acumulada de 41% no ano - o melhor desempenho entre os quatro maiores frigoríficos do país.