Mercados

IPO da Unidas; Inflação menor…

Ibovespa cai O Ibovespa caiu 0,31% nesta quinta-feira com as ações das siderúrgicas e da Petrobras em baixa. Os papéis da Gerdau Metalúrgica caíram 4,5%; e os da Gerdau, 4%. As ordinárias da Petrobras recuaram 0,50%; e as preferenciais, 0,13%.  Do lado positivo, as ações do setor de papel e celulose lideraram os ganhos, as […]

VALE: mineradora caiu no pregão em movimento de reajuste, após ter subido com anúncio de reestruturação / Bloomberg/Getty Images

VALE: mineradora caiu no pregão em movimento de reajuste, após ter subido com anúncio de reestruturação / Bloomberg/Getty Images

DR

Da Redação

Publicado em 19 de janeiro de 2017 às 17h51.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h16.

Ibovespa cai

O Ibovespa caiu 0,31% nesta quinta-feira com as ações das siderúrgicas e da Petrobras em baixa. Os papéis da Gerdau Metalúrgica caíram 4,5%; e os da Gerdau, 4%. As ordinárias da Petrobras recuaram 0,50%; e as preferenciais, 0,13%.  Do lado positivo, as ações do setor de papel e celulose lideraram os ganhos, as ações preferenciais da Suzano Papel subiram 5,3%, as ordinárias da Fibria 4,3% e as units da Klabin 2,3%. Ontem a Suzano anunciou alta no preço da celulose vendida em todos os mercados em fevereiro, acompanhando movimentos de empresas concorrentes, como Fibria e Eldorado.

_

Dólar recua com BC

O real destoou de boa parte das moedas nesta quinta-feira com a atuação do Banco Central. O dólar caiu 0,47% e fechou em 3,21 reais. A autoridade monetária elevou nesta quinta-feira a rolagem diária de swap cambial — que equivale à venda de dólares ao mercado. O número de contratos ofertados saiu de 12.000 (600 milhões de dólares) para 15.000 (750 milhões de dólares).

_

IPO da Unidas

A companhia de locação de veículos Unidas publicou nesta quinta-feira o prospecto preliminar de sua oferta inicial de ações (IPO). A companhia prevê distribuir 46,1 milhões de ações ordinárias — parte delas primária, parte secundária. A Unidas estima que o preço por ação ficará entre 15,15 e 18,71 reais, o que indica um mínimo de 699,8 milhões de reais. O prospecto prevê ainda um lote adicional — contando com ele a empresa poderia levantar até 1,05 bilhão de reais. O procedimento de coleta de intenções de investimento começa nesta quinta-feira e terminará em 9 de fevereiro. O início da negociação das ações na bolsa está previsto para o dia 13 de fevereiro. Na última segunda-feira, a concorrente da Unidas Movida divulgou seu prospecto em que pretende captar cerca de 790 milhões de reais. A estreia da companhia na bolsa está prevista para o dia 8 de fevereiro.

_

Vale nega unificação de ações

A mineradora Vale esclareceu em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários nesta quinta-feira que “não há qualquer discussão ou deliberação sobre eventual unificação das ações de sua emissão”. O documento foi enviado após rumores de que a companhia estaria planejando a migração de ações para uma única classe (ordinária). A empresa esclareceu que um novo acordo entre seus acionistas ainda está em negociação. As ações ordinárias da Vale caíram 1,99%; e as preferenciais, 2,55%.

_

Vinci nos aeroportos?

O maior grupo de construção e concessões da Europa, o francês Vinci, está buscando oportunidades para crescer em concessões de aeroportos no Brasil e na Indonésia, segundo afirmou nesta quinta-feira o presidente executivo da empresa, Xavier Huillard. A companhia opera atualmente 35 aeroportos no mundo. A primeira rodada de privatização do programa de Parcerias em Investimentos está marcada para o dia 16 de março.

_

12 bi para a safra

O governo federal liberou 12 bilhões de reais para financiar o pré-custeio da safra agrícola 2017/2018. O valor supera em 2 bilhões de reais o montante liberado na safra anterior. O objetivo é estimular a economia e melhorar as condições de produção agrícola no país. Os recursos permitirão aos produtores fazer compras antecipadas de insumos como sementes e fertilizantes. O financiamento antecipado deverá atingir primeiramente as culturas que são plantadas no verão, como soja, milho, arroz, café e cana-de-açúcar. O governo estima uma produção recorde de grãos na safra 2017/2018 da ordem de 271 milhões de toneladas.

_

Prévia da inflação

A prévia da inflação de janeiro (IPCA-15) teve alta de 0,31%, depois de subir 0,19% em dezembro. O resultado foi o menor para o mês desde 1994, quando foi criado o Plano Real. Com o resultado, o IPCA-15 acumulado em 12 meses saiu de 6,58%, em dezembro, para 5,94%, em janeiro — a menor taxa desde março de 2014. O maior impacto sobre a inflação foi da gasolina, que ficou 2,43% mais cara em janeiro. As despesas das famílias com alimentação aumentaram 0,28% em janeiro, enquanto as contas de energia elétrica ficaram 2,25% mais baratas.

_

Recepção em Davos surpreendente

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, disse que a recepção de empresários e investidores durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, superou suas expectativas. “Da mesma forma que estamos em um momento de inflexão do crescimento, também tem uma inflexão em relação ao interesse sobre o Brasil”, disse. Sobre os juros do rotativo — que foi reduzido por grandes bancos do país —, ele disse que o próximo passo é divulgar uma norma por meio do Conselho Monetário Nacional. Quanto às discussões sobre a antecipação dos pagamentos feitos com cartões de crédito,  Goldfajn disse que as discussões continuarão. “Temos que repensar nosso modelo ao longo do tempo. O modelo hoje funciona, mas a gente acha que pode melhorar junto com o Sistema [Financeiro Nacional] todo”, comentou.

_

O penúltimo

No ranking de competitividade de 2016 da Confederação Nacional da Indústria, o Brasil ocupa o penúltimo lugar num total de 18 países — à frente somente da Argentina. O estudo leva em conta fatores como infraestrutura e logística, ambiente macroeconômico e disponibilidade e custo da mão de obra e do capital. Segundo a CNI, os países incluídos no estudo foram escolhidos em função de suas características econômicas, sociais e da natureza de sua participação no mercado internacional. O primeiro lugar na classificação é ocupado pelo Canadá, seguido por Coreia do Sul, Austrália, China, Espanha e Chile.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mercados

Dólar fecha em R$ 5,73, maior valor em mais de dois anos: pessimismo com Copom impactou a divisa

BTG retira Petrobras (PETR4) da carteira para agosto, mas ainda se mantém no setor de petróleo

Ibovespa recua em dia de aversão a risco enquanto dólar bate R$ 5,73

Meta anima investidores com vendas acima da expectativa

Mais na Exame