Invest

Inflação ao produtor dos EUA, Dexco, Moura Dubeux e o que move o mercado

Bolsas amanhecem sem direção definida em meio à cautela antes de bateria de dados americanos

Inflação ao produtor americano de 2021 deve fechar em 9,8%, segundo consenso de mercado | Foto: KTSDESIGN/SCIENCE PHOTO LIBRARY/ Getty Images (KTSDESIGN/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images)

Inflação ao produtor americano de 2021 deve fechar em 9,8%, segundo consenso de mercado | Foto: KTSDESIGN/SCIENCE PHOTO LIBRARY/ Getty Images (KTSDESIGN/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 13 de janeiro de 2022 às 07h13.

Última atualização em 13 de janeiro de 2022 às 07h30.

As bolsas internacionais operam próximas da estabilidade nesta quinta-feira, 13, ao aguardo de novos dados da economia americana, que serão divulgados nesta manhã.

O principal indicador do dia será o Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) de dezembro, que sairá às 10h30, nos Estados Unidos. A expectativa é de alta mensal de 0,4% e anual de 9,8%. 

Números de inflação ao consumidor americano, que ficaram dentro das projeções na véspera, motivaram fortes altas no mercado global. A previsão é de que um efeito semelhante ocorra, caso o PPI não surpreenda para cima. 

A dinâmica se desenha em meio às crescentes preocupações sobre a possibilidade de o Federal Reserve iniciar o ciclo de alta de juros antes esperado para conter a inflação. 

Outro fator que tem elevado as apostas de aperto monetário nos Estados Unidos é a sólida recuperação do mercado de trabalho. No mesmo horário do PPI, investidores devem repercutir a divulgação dos pedidos semanais de seguro desemprego. Os números de pedidos, que chegaram a beirar 7 milhões no auge da pandemia, vêm se estabilizando em 200.000.

Enquanto aguardam pelos dados americanos, investidores brasileiros seguirão atentos ao balanço do IBGE sobre o crescimento do setor de serviços, que sairá às 9h. O consenso é de que o indicador, referente ao mês de novembro, revele uma expansão anual de 6,5% e mensal de 0,2%.

Aprenda quais são os tipos de investimentos e como montar a sua própria carteira neste curso completo e acessível da EXAME.

Dexco

A Dexco (DXCO3, ex-Duratex) anunciou seu programa de recompra de 20 milhões de ações para serem adquiridas no prazo de 18 meses. “A aquisição visa maximizar a geração de valor para o acionista,por meio da administração eficiente da estrutura de capital”, diz a empresa, em fato relevante. Os papéis da companhia acumulam queda de 32%, no período de um ano. 

Moura Dubeux

A construtora Moura Dubeux (MDNE3) apresentou 341 milhões de reais em vendas em prévia operacional do quarto trimestre, 17,6% acima do registrado no mesmo período de 2020. A empresa totalizou 1,311 bilhão de reais em vendas, em 2021, o maior volume anual de sua história. 

Banco Pan

A aquisição de 80% a Mobiauto pelo Banco Pan (BPAN4) foi concluída com sucesso. A operação, segundo o banco, “fortalece a estratégia digital e a presença do Pan no mercado automotivo,gerando engajamento dos clientes desde o início da jornada de aquisição de veículos, além de promover mais possibilidades de cross sell e fidelização dos lojistas parceiros”.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresFed – Federal Reserve System

Mais de Invest

Dólar fecha em queda de 0,84% a R$ 6,0721 com atuação do BC e pacote fiscal

Alavancagem financeira: 3 pontos que o investidor precisa saber

Boletim Focus: o que é e como ler o relatório com as previsões do mercado

Entenda como funcionam os leilões do Banco Central no mercado de câmbio