Mercados

Ibovespa sobe e quase zera perdas com pesquisa eleitoral

Mercado acelerava alta para mais de 2% nesta quarta-feira


	Bovespa: às 14h22, o Ibovespa subia 2,22 por cento, a 51.389 pontos. Se fechar a 51.507 pontos ou acima desse patamar, o índice zera as perdas acumuladas em 2014
 (Bloomberg News/Paulo Fidman)

Bovespa: às 14h22, o Ibovespa subia 2,22 por cento, a 51.389 pontos. Se fechar a 51.507 pontos ou acima desse patamar, o índice zera as perdas acumuladas em 2014 (Bloomberg News/Paulo Fidman)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de abril de 2014 às 14h55.

São Paulo - O mercado de ações brasileiro acelerava a alta para mais de 2 por cento nesta quarta-feira, perto de zerar as perdas no ano e impulsionado, entre outros papéis, pelas ações da Petrobras, em meio a expectativas de investidores sobre a pesquisa de intenção de voto do Datafolha no sábado.

Às 14h22, o Ibovespa subia 2,22 por cento, a 51.389 pontos. Se fechar a 51.507 pontos ou acima desse patamar, o índice zera as perdas acumuladas em 2014. O giro financeiro do pregão era de 4,8 bilhões de reais.

Apenas 4 dos 73 ativos do Ibovespa recuavam. Com alta de cerca de 8 por cento, as ações ordinárias da Eletrobras tinham a maior alta do índice, enquanto a preferencial da Petrobras, subindo mais de 4 por cento, era a principal influência positiva.

Operadores citavam expectativas do mercado de que pesquisa de intenção de voto do Datafolha, cuja divulgação está programada para este sábado, mostrará queda da presidente Dilma Rousseff, após sondagem anterior do Ibope ter apontado estabilidade na corrida eleitoral em março.

"O mercado recuperou todos esses dias, mas ainda está longe de se ajustar à forma como os preços andaram lá fora", disse o operador Pedro Arantes, da corretora BGC Liquidez, acrescentando que o fluxo de investidores estrangeiros continuava ajudando a bolsa a subir.

Em março, o saldo de investidores estrangeiros na Bovespa ficou positivo em 2,94 bilhões de reais, ampliando o saldo em 2014 para 3,378 bilhões de reais. Segundo o operador de renda variável Thiago Montenegro, da Quantitas Asset Management, muitos investidores, incluindo os institucionais, buscavam se expor mais aos papéis da Petrobras antes da eleição, reduzindo posições "underweight" (abaixo da média do mercado) na empresa. Além disso, o Ibovespa dava continuidade ao movimento de alta recente, depois de ter encerrado março com o maior desempenho mensal em mais de dois anos. "O mercado tem como objetivo esses números, 51 mil, 52 mil pontos", disse o sócio da Órama Investimentos Álvaro Bandeira. Mais cedo, o Ibovespa havia operado perto da estabilidade.

Dados mostrando que a abertura de vagas no setor privado dos Estados Unidos acelerou em março e que a produção industrial brasileira teve seu segundo mês de alta em fevereiro influenciaram pouco os negócios.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

BC eleva o limite de operações de câmbio feitas em instituições não bancárias para US$ 500 mil

Pragmatismo é maior que do último governo do PT e temor deve arrefecer, diz gestor da Mantaro

Vitória de Trump pode aumentar o preço do dólar, avalia Gavekal Research

Propostas de Trump podem pressionar inflação nos EUA, diz estrategista da BlackRock

Mais na Exame