Mercados

Bovespa sobe em dia de anúncio sobre tarifas de energia

O governo brasileiro anunciou a redução de tarifas de energia elétrica, medida que deve beneficiar ações do setor industrial


	Dilma Rousseff e integrantes do governo durante cerimônia de anúncio de redução do custo de energia
 (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

Dilma Rousseff e integrantes do governo durante cerimônia de anúncio de redução do custo de energia (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2012 às 15h12.

São Paulo - A Bovespa operava em alta nesta terça-feira, dia em que o governo brasileiro anunciou a redução de tarifas de energia elétrica, medida que deve beneficiar ações do setor industrial, com destaque para as siderúrgicas.

A expectativa de uma nova rodada de afrouxamento monetário nos Estados Unidos na quinta-feira e o pacote de estímulos anunciado pela China na semana passada também contribuíam para o avanço das ações na sessão, segundo operadores.

Às 14h19, o Ibovespa tinha alta de 1,48 por cento, a 59.267 pontos. O giro financeiro do pregão era de 3,7 bilhões de reais.

"O que estamos vendo hoje é basicamente uma reação exagerada diante das expectativas sobre o Fed e dos estímulos na China", disse José Francisco de Lima Gonçalves, economista-chefe do Banco Fator em São Paulo. Mas o cenário ainda inspira cautela: "ninguém sabe o que está por vir e isso pode de certa forma frustrar o mercado", acrescentou.

Os investidores esperam pelo anúncio do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, na quinta-feira. Um dia antes, será conhecida a decisão da corte alemã sobre o fundo de resgate da zona do euro.

Na China, o primeiro-ministro Wen Jiabao afirmou nesta terça-feira que o país está no caminho de cumprir a meta de crescimento econômico para este ano.

O pronunciamento ocorre após o anúncio na última sexta-feira de um pacote de estímulo de mais de 150 bilhões de dólares para infraestrutura na China, que levou a um rali dos preços de minério de ferro e tem ajudado a impulsionar as ações da Vale.

A ação preferencial da mineradora brasileira tinha alta de 1,85 por cento, a 35,75 reais, e a da Petrobras subia 1,46 por cento, a 21,54 reais, enquanto a ordinária da OGX avançava 1,13 por cento, a 6,29 reais.

O governo brasileiro anunciou nesta terça-feira a redução de tarifas de energia elétrica de 16 a 28 por cento para indústria e consumidores residenciais.

Companhias do setor industrial, para as quais a energia é parte significativa dos custos, devem ser as principais beneficiadas pela redução de tarifas, avaliou o estrategista do BTG Pactual, Carlos Sequeira, em relatório.


A medida ajuda em especial as siderúrgicas, principalmente Usiminas, de acordo com o BTG. A ação preferencial da siderúrgica subia 2,26 por cento, a 9,94 reais.

Já o índice de ações de elétricas na Bovespa, o IEE, operava em queda após o anúncio do governo, registrando queda de 0,85 por cento.

Na bolsa de Nova York, o índice Dow Jones subia 0,67 por cento. Mais cedo, o principal índice europeu de ações teve alta de 0,33 por cento.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

Dólar em queda e bolsa em alta: as primeiras reações no mercado após desistência de Biden

Realização de lucros? Buffett vende R$ 8 bilhões em ações do Bank of America

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Mais na Exame