Ibovespa opera em queda, pressionado por exterior
Índice da bolsa brasileira está pressionado pelo clima negativo dos mercados externos, com fracos resultados corporativos
Da Redação
Publicado em 22 de outubro de 2012 às 15h30.
São Paulo - A Bovespa registrava queda na tarde desta segunda-feira, pressionada pelo clima negativo dos mercados externos, com fracos resultados corporativos reacendendo temores sobre a economia global.
Às 16h16, o Ibovespa tinha queda de 0,3 por cento, a 58.745 pontos. Mais cedo, o índice chegou a subir 0,48 por cento na máxima intradiária, apoiado no avanço de siderúrgicas. O giro financeiro do pregão era de 3,9 bilhões de reais.
As blue chips OGX e Vale pesavam no índice, com queda de 4,17 e 0,31 por cento, respectivamente. O setor financeiro também continuava a exercer pressão negativa sobre o índice, com destaque para Cielo e Bradesco .
No exterior, os mercados acionários recuavam após a Caterpillar, líder mundial na fabricação de tratores e escavadeiras, ter reduzido mais uma vez suas estimativas para 2012 e alertado que a economia global está desacelerando mais rápido do que a empresa esperava.
Em Wall Street, o índice Dow Jones perdia 0,51 por cento e o S&P 500 tinha queda de 0,5 por cento. Mais cedo, o principal índice europeu de ações fechou em queda de 0,4 por cento.