Mercados

Índice europeu engata sexto pregão consecutivo de baixa

Londres - O principal índice das ações europeias fechou em queda pelo sexto pregão consecutivo nesta quinta-feira, em meio a um menor volume de negócios, depois que a chanceler alemã, Angela Merkel, reafirmou sua posição contra modificar o papel do Banco Central Europeu (BC) para amenizar a crise de dívida na zona do euro. Com […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de novembro de 2011 às 14h11.

Londres - O principal índice das ações europeias fechou em queda pelo sexto pregão consecutivo nesta quinta-feira, em meio a um menor volume de negócios, depois que a chanceler alemã, Angela Merkel, reafirmou sua posição contra modificar o papel do Banco Central Europeu (BC) para amenizar a crise de dívida na zona do euro.

Com base em dados preliminares, o FTSEurofirst 300, referência do mercado de ações europeu, caiu 0,1 por cento, para 901 pontos, numa sessão volátil.

Fatores técnicos, contudo, impediram o mercado de cair mais, com muitas ações de bancos em território excessivamente vendido. O índice STOXX Europe 600 para bancos subiu 1,3 por cento, mas interrompeu os ganhos após as declarações de Merkel.

"Os comentários sobre o BCE foram uma clara mensagem para o mercado não esperar nada no curto prazo", disse a gestora de fundos do fundo de ações europeu Ashburton Veronika Pechlaner.

"O mercado está se voltando para o BCE, uma vez que apenas ele tem o poder de fogo necessário para ajudar a situação. A questão é quanto risco sistêmico você tem antes de alguma coisa ser feita." Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em baixa de 0,24 por cento, a 5.127 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,54 por cento, para 5.428 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 teve variação negativa de 0,01 por cento, a 2.822 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,03 por cento, para 13.920 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou oscilação negativa de 0,23 por cento, a 7.721 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 encerrou em queda de 0,85 por cento, para 5.185 pontos.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAçõesMercado financeiroCACDAXFTSE

Mais de Mercados

A visão apocalíptica do mercado sobre empresas de software na era da IA

O inverno chegou para as criptomoedas? Para analistas, tudo indica que sim

Fôlego de última hora não poupou Nvidia de pior semana do ano na bolsa

Lembra dela? DeepSeek derrubou mercados há um ano — como está a empresa hoje?