Mercados

Ibovespa cede à realização de lucros; IPCA preocupa

A queda menor que a esperada da inflação fez com que investidores voltassem a se preocupar com as perspectivas da economia


	Bovespa: às 17h00, os papéis da OGX caíram 7,06 por cento
 (Getty Images)

Bovespa: às 17h00, os papéis da OGX caíram 7,06 por cento (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de março de 2013 às 17h31.

O principal índice acionário da Bovespa recuava nesta sexta-feira, cedendo à realização de lucros após o avanço dos dois últimos pregões, diante de crescentes apostas de que o governo elevará juros em breve para conter a inflação.

Às 17h00, o Ibovespa tinha queda de 0,84 por cento, a 58.352 pontos. Na mínima intradiária, o índice chegou a cair 1,2 por cento. O giro financeiro do pregão era de 6,3 bilhões de reais.

Um recuo menor que o esperado da inflação em fevereiro reacendeu preocupações com as perspectivas para a economia brasileira, motivando investidores embolsar ganhos após o Ibovespa ter avançado cerca de 5 por cento em dois dias.

"A Bovespa não consegue definir uma tendência firme de recuperação por fatores domésticos", disse o economista-chefe da SulAmérica Investimentos, Newton Rosa. "Inflação é sinal de desequilíbrio da economia brasileira e aumenta o risco para os investidores." As petrolíferas, que impulsionaram o mercado nas sessões anteriores, pressionavam o Ibovespa nesta sexta-feira. OGX perdia 7,06 por cento, a 3,16 reais, e a preferencial da Petrobras tinha queda de 3,06 por cento, a 18,37 reais.

A preferencial da mineradora Vale também pesava no índice, com baixa de 2,22 por cento, a 34,76 reais.

A companhia aérea Gol recuava 5,43 por cento, no mesmo dia em que a Multiplus, administradora do programa de fidelidade da rival TAM, informou que fará uma oferta subsequente de ações.

A ação ordinária da Multiplus, que não faz parte do Ibovespa, caía 7,05 por cento, após ter desabado 16,54 por cento na mínima da sessão.


Também fora do índice, as ações da empresa de software Senior Solution, despencavam 11,4 por cento, a 10,18 reais, na estreia dos papéis na bolsa.

No mercado externo, as bolsas subiam ancoradas em dados melhores que o esperado do mercado de trabalho dos Estados Unidos.

Em Wall Street, o índice Dow Jones subia 0,35 por cento e o S&P 500 tinha alta de 0,38 por cento. Mais cedo, o principal índice europeu de ações fechou em alta de 0,85 por cento.

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Ibovespa fecha em queda; dólar sobe de olho em novos dados de emprego dos EUA

Fed avalia manter juros elevados para garantir estabilidade de preços

Azul alcança até 99,6% de adesão em troca de dívidas e avança na reestruturação financeira

Relatório ADP nos EUA, produção industrial no Brasil e ata do Fed: o que move o mercado