GOLDFAJN, TEMER E MEIRELLES: anúncio de equipe econômica teve pouco efeito no mercado / Ueslei Marcelino/Reuters
Da Redação
Publicado em 17 de maio de 2016 às 18h53.
Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h57.
Bolsa à espera de medidas
O Ibovespa caiu 1,86% nesta terça-feira após o anúncio da equipe econômica do novo governo. Segundo analistas, a equipe escolhida pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, agradou, mas investidores ainda aguardam o anúncio de medidas efetivas. O que jogou o índice para baixo foi a queda nas bolsas nos Estados Unidos. Novos dados americanos mostraram uma alta na produção industrial e levaram representantes do Banco Central americano a declarar que um aumento dos juros no país poderá acontecer já na reunião de junho.
_
O time de Meirelles
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, divulgou nesta terça-feira os nomes de sua equipe econômica. Para a Secretaria de Acompanhamento Econômico, o ministro anunciou o economista Mansueto Almeida. No comando da Secretaria de Política Econômica, ficou definido o ex-diretor do Banco Central, Carlos Hamilton. Para a Secretaria da Previdência, Meirelles anunciou Marcelo Caetano, que já foi coordenador-geral de atuário da Previdência. Ilan Goldfajn, economista-chefe do Banco Itaú, foi indicado para a presidência do Banco Central.
_
Ilan só na semana que vem
A indicação de Ilan Goldfajn para a presidência do Banco Central só deve começar a ser avaliada pelo Senado na próxima semana. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado precisa apontar um relator para avaliar o escolhido, organizar uma sabatina com Goldfajn e votar a indicação do executivo. A presidente do CAE, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), está em Portugal.
_
O que o mercado achou
Especialistas comentaram, em relatórios, o anúncio da equipe de Meirelles. O diretor de pesquisas econômicas para a América Latina do banco Goldman Sachs, Alberto Ramos, disse que a equipe é “um verdadeiro dream team de gente muito qualificada e com experiência muito relevante e rica”. O economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif, afirmou que a equipe tem capacidade técnica para implementar reformas e o ajuste das contas públicas. Juan Jensen, sócio da consultoria 4E, lembrou que o ex-ministro Joaquim Levy também reuniu bons nomes em sua equipe, mas encontrou dificuldades para passar os projetos no Congresso.
_
Abilio no Carrefour
O conselho de administração do Carrefour aprovou, com 90% dos votos nesta terça-feira, a escolha do empresário Abilio Diniz como membro do conselho de administração da companhia. Abilio é o terceiro maior acionista da varejista, atrás de Bernard Arnault e do fundo Colony Capital, com 8% do capital da empresa.
_
De volta a 2006
As vendas brasileiras de aços planos — usados, por exemplo, na construção civil e na fabricação de carros — caíram 8,4% em abril na comparação anual, para 246.000 toneladas. Segundo o Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço, o resultado foi o pior para um mês de abril desde 2006. O instituto disse que a entidade poderá rever sua projeção anual de menos 5% para menos 7%.