Mercados

Ibovespa perde até 4% após notícia de Lula em ministério

Para agentes financeiros, o retorno de Lula possibilitaria sobrevida ao atual governo, o que preocupa


	Bovespa: para agentes financeiros, o retorno de Lula possibilitaria sobrevida ao atual governo, o que preocupa
 (BLOOMBERG NEWS)

Bovespa: para agentes financeiros, o retorno de Lula possibilitaria sobrevida ao atual governo, o que preocupa (BLOOMBERG NEWS)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de março de 2016 às 13h32.

São Paulo - O principal índice da Bovespa acelerou as perdas e chegou a perder 4 por cento nesta terça-feira, após notícias de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria aceitado assumir um ministério no governo da presidente Dilma Rousseff.

Às 12:08, Ibovespa caía 3,61 por cento, a 47.102 pontos. O volume financeiro era de 3,3 bilhões de reais.

O colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, publicou que o ex-presidente aceitou ser ministro de Dilma, apesar de que ainda terá uma conversa definitiva com a presidente sobre sua nomeação para o ministério.

Para agentes financeiros, o retorno de Lula possibilitaria sobrevida ao atual governo, o que preocupa, uma vez que os mesmos avaliam que a melhora das perspectivas econômicas passa por troca do governo.

Mais cedo, a homologação do acordo de delação premiada firmado pelo senador Delcídio do Amaral (PT-MS) no âmbito da operação Lava Jato pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki chegou a afastar o Ibovespa das mínimas.

Entre as maiores quedas do Ibovespa estavam Banco do Brasil , com recuo de 15 por cento, e Petrobras, com declínio de 10 por cento.

Esses papéis tiveram um desempenho acima da média conforme cresceram expectativas de mudança do governo e agora são os que passam por ajuste mais forte.

"É o risco político e a sombra sobre as estatais", disse um operador.

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valoresIbovespaLuiz Inácio Lula da SilvaMercado financeiroPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mercados

Embraer assina contrato para vender 2 unidades do C-390 Millennium para cliente não revelado

Crise das emendas, IPCA-15 e dados de emprego: o que move o mercado

Não é só o Brasil: Argentina faz maior venda de reservas internacionais em um dia para segurar dólar

Por que a China domina o mercado de carros elétricos? 'Padrinho dos EVs' explica o motivo