Mercados

Ibovespa passa a subir com volatilidade em dia de vencimento

Vencimento de opções sobre ações deixava o mercado mercado mais volátil na volta de feriado prolongado


	Bovespa: às 11h29, o Ibovespa tinha variação positiva de 0,24 por cento, a 52.237 pontos. O giro financeiro do pregão era de 2,8 bilhões de reais
 (Paulo Fridman/Bloomberg News)

Bovespa: às 11h29, o Ibovespa tinha variação positiva de 0,24 por cento, a 52.237 pontos. O giro financeiro do pregão era de 2,8 bilhões de reais (Paulo Fridman/Bloomberg News)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de abril de 2014 às 11h48.

São Paulo - O principal índice da Bovespa passava a subir nesta terça-feira, devolvendo perdas anteriores, com o vencimento de opções sobre ações deixando o mercado mercado mais volátil na volta de feriado prolongado.

Às 11h29, o Ibovespa tinha variação positiva de 0,24 por cento, a 52.237 pontos. O giro financeiro do pregão era de 2,8 bilhões de reais.

O índice invertia baixa que chegou a 0,8 por cento mais cedo, impulsionado pelos papéis do Itaú Unibanco, da Ambev, e acompanhando a alta das ações norte-americanas, que também subiram na véspera, quando o mercado doméstico permaneceu fechado. As ações preferenciais da Petrobras, carro-chefe do mercado de opções, mostravam alguma volatilidade antes do fim do vencimento. "A bolsa hoje está com pouca liquidez e o vencimento traz volatilidade adicional. O mercado está aguardando fatores novos: alguma novidade sobre pesquisas eleitorais, se sai ou não a CPI da Petrobras e resultados corporativos mais tarde essa semana", disse o economista Gustavo Mendonça, da Saga Capital.

As ações da Sabesp operavam em alta de cerca de 2 por cento, após o governo do Estado de São Paulo autorizar aumento de 5,44 por cento nas tarifas da companhia estadual de águas, reajuste superior ao número preliminar divulgado pela agência reguladora do setor de 4,66 por cento. Os papéis da Cyrela eram outro destaque na ponta positiva, depois que a incorporadora e construtora divulgou prévia operacional mostrando que seus lançamentos dobraram no primeiro trimestre. As maiores altas ficavam com a operadora Oi e a empresa de logística Prumo.

Na ponta negativa, as ações da Vale apareciam entre as maiores baixas e exerciam forte pressão de queda sobre o Ibovespa, antes da divulgação do indicador preliminar de atividade manufatureira da China do HSBC na noite desta segunda.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Proposta pela Paramount pode envolver gigante da tecnologia, diz Bloomberg

Ibovespa renova máxima histórica puxado por alta de quase 8% de Petrobras

Aumento das tensões no Oriente Médio, Galípolo e Focus: o que move o mercado

Passado o Jackson Hole, como a semana começa no mercado financeiro?

Mais na Exame