Mercados

Ibovespa inverte sinal e sobe após decisão do BCE

BCE decidiu reduzir sua taxa básica de juros, e ajudado por ações de empresas que divulgaram resultados trimestrais


	Fachada da Bovespa: às 11h12, o Ibovespa tinha variação positiva de 0,38 por cento, a 53.585 pontos. O giro financeiro do pregão era de 1,36 bilhão de reais
 (Bloomberg News/Paulo Fidman)

Fachada da Bovespa: às 11h12, o Ibovespa tinha variação positiva de 0,38 por cento, a 53.585 pontos. O giro financeiro do pregão era de 1,36 bilhão de reais (Bloomberg News/Paulo Fidman)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2013 às 11h09.

São Paulo - O principal índice da Bovespa passava ao campo positivo nesta quinta-feira, depois de abrir a sessão no vermelho, reagindo à decisão do Banco Central Europeu (BCE) de reduzir sua taxa básica de juros, e ajudado por ações de empresas que divulgaram resultados trimestrais.

Às 11h12, o Ibovespa tinha variação positiva de 0,38 por cento, a 53.585 pontos. O giro financeiro do pregão era de 1,36 bilhão de reais.

O BCE reduziu sua taxa básica de juros para nova mínima recorde de 0,25 por cento, reagindo à desaceleração inesperada na inflação e diante de uma fraca recuperação econômica da zona do euro. "Teoricamente, a decisão pode contribuir para uma melhora na situação do nível de atividade da Europa, o que acaba beneficiando o mundo como um todo", afirmou o analista de renda variável João Pedro Brugger, da Leme Investimentos.

"E, com o dinheiro mais barato e a maior injeção de liquidez, o dinheiro não necessariamente vai para o mercado produtivo, pode migrar para mercados de risco maior", completou.

Do lado corporativo, a siderúrgica Usiminas exercia a maior pressão de alta sobre o Ibovespa, seguida pela Eletropaulo, que divulgou na véspera lucro líquido de 27 milhões de reais no terceiro trimestre. Kroton também saltava, mais de 4 por cento, após o lucro da empresa de educação subir quase 80 por cento no terceiro trimestre.

As ações preferenciais da mineradora Vale operavam em leve queda, mesmo depois da empresa ter divulgado na véspera que seu lucro líquido mais que dobrou no terceiro trimestre, superando as previsões de analistas. "Classificamos o resultado (da Vale) como positivo, porém, grande parte desse bom resultado já estava precificada nas ações da companhia, que apresentam excelente performance no período de 30 dias", afirmaram analistas da XP Investimentos, em relatório matinal. Telefônica Brasil era a principal queda do índice, depois de divulgar resultados piores que o esperado para o terceiro trimestre.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Investidor de ‘A Grande Aposta’ investe na China e tem resultados milionários

Firehouse Subs chega ao Brasil com EX-CEO do Burger King tocando a operação

Dólar sobe 1% com dados de emprego fortes nos EUA

Ibovespa cai com IPCA acima da meta e dados de emprego nos EUA; dólar sobe forte