Mercados

Ibovespa firma-se no azul, guiado por siderúrgicas

Índice avançava 0,89%, a 51.996 pontos; giro financeiro era de R$4,5 bilhões

Dinheiro: de acordo com estrategista-chefe da SLW Corretora, os papéis eram impactados por notícias sobre reajustes nos preços do aço (Getty Images)

Dinheiro: de acordo com estrategista-chefe da SLW Corretora, os papéis eram impactados por notícias sobre reajustes nos preços do aço (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2013 às 14h25.

São Paulo - O principal índice da Bovespa avançava no início da tarde desta segunda-feira, guiado por ações do setor de siderurgia, em um pregão marcado também pelo vencimento de opções sobre ações. Às 13h17, o Ibovespa avançava 0,89 por cento, a 51.996 pontos. O giro financeiro era de 4,5 bilhões de reais.

Para o analista Leandro Silvestrini, da Intrader, após ter subido por oito pregões consecutivos, a bolsa permanece com viés de alta em meio ao avanço recente das commodities e aos baixos preços das ações na comparação com os mercados globais. Até o fechamento do pregão de sexta-feira, o Ibovespa acumulava queda anual de 15,4 por cento.

Nesta sessão, Usiminas, CSN e Gerdau eram destaques de alta. De acordo com o estrategista-chefe da SLW Corretora, Pedro Galdi, os papéis eram impactados por notícias sobre reajustes nos preços do aço. Na sexta-feira, pregão em que a alta do dólar beneficiou papéis de exportadoras, o setor já havia avançado com força.

Nesta segunda, repercutia ainda a notícia de que a CSN anunciou reajustes de preços de aço junto a distribuidores, segundo informou uma fonte do setor. A rival Usiminas também decidiu elevar seus preços a partir desta segunda-feira. Em relatório a clientes, analistas do HSBC elevaram preços-alvos para as ações de CSN, de 5,5 para 6 reais, Usiminas, de 9 para 10 reais, e Gerdau, de 14 para 19 reais, citando os reajustes e um "mini ciclo" global de melhora nos preços internacionais do aço.

Já os papéis de Oi, BM&F Bovespa e Gafisa exerciam as principais pressões de baixas sobre o Ibovespa.

Na parte da manhã, o índice recuou, em um movimento de ajuste após acumular valorização de 3,34 por cento na semana passada. "Como houve uma alta forte, hoje tivemos um ajuste (...) o vencimento de opções também acaba mexendo com papéis como Petrobras e Vale"", disse Galdi, da SLW.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Lucro da Vale (VALE3) supera expectativas e sobe 210%, para US$ 2,76 bilhões

"Mercado precifica cenário de quase crise fiscal no Brasil, que não é verdade", diz Mansueto Almeida

Ibovespa retorna aos 125 mil pontos após IPCA-15 e PIB dos EUA virem acima do esperado

IA transforma tarefas em Wall Street, mas profissionais ainda estão céticos

Mais na Exame