Mercados

Gradiente dispara na bolsa após decisão judicial

STF votou por unanimidade a favor de devolver R$ 100 milhões para a companhia

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de julho de 2011 às 16h13.

São Paulo – As ações da Gradiente (IGBR3) disparam hoje na bolsa após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter decidido, por unanimidade, a favor da empresa em um processo contra a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). O valor que a empresa irá reaver gira em torno de 100 milhões de reais, sem correções.

Na máxima do dia, as ações da Gradiente subiam 14,8%, para 14,48 reais. No ano, os papéis da fabricante de produtos eletrônicos já acumulam uma valorização de aproximadamente 100%. A expectativa é de que o valor devolvido ajude na reestruturação da companhia. o processo vai passar agora pelo Supremo Tribunal da Justiça (STJ) e retornar para os tribunais de Manaus.

"Ganhamos a causa, mas ainda há algumas etapas a serem cumpridas até a Gradiente conseguir reaver o valor. Mas agora será mais rápido", disse Noronha a EXAME.com. Ele, no entanto, não cravou uma data para que ele o processo chegue ao fim. "É impossível saber".

O montante que será devolvido à companhia de eletroeletrônicos refere-se a pagamento de taxas indevidas durante o período de 1991 a 1999. A votação foi unanime no STF e chegou-se a conclusão que a Suframa exerceu papel de "polícia" na cobrança dos tributos, postura essa que o órgão que não poderia exercer.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasAçõesGradiente

Mais de Mercados

A visão apocalíptica do mercado sobre empresas de software na era da IA

O inverno chegou para as criptomoedas? Para analistas, tudo indica que sim

Fôlego de última hora não poupou Nvidia de pior semana do ano na bolsa

Lembra dela? DeepSeek derrubou mercados há um ano — como está a empresa hoje?