Mercados

Governo terá 49% do capital social da Petrobras

Participação era de 39,8% antes da capitalização

Após a capitalização o governo anunciou que teria 48% do capital social da Petrobras (Arquivo)

Após a capitalização o governo anunciou que teria 48% do capital social da Petrobras (Arquivo)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

São Paulo - A participação do governo na Petrobras pode subir dos atuais 39 8% para 49% do capital social, conforme dados divulgados pela empresa após a liquidação da megaoferta de ações e considerando a quantidade de ações já subscritas - portanto, sem considerar o lote suplementar, que pode ser exercido até 25 de outubro.

O montante inclui as ações da União, que passaria a ter 31,6% do capital social; do BNDESPar, que teria 11,8%; do BNDES, com 1 7%; e do Fundo Soberano do Brasil, com 3,9%.

Na terça-feira, a Petrobras já havia informado aos acionistas estrangeiros sobre o aumento da participação do governo ao final da capitalização. Porém, no comunicado em inglês feito à Securities Exchange Comission (SEC), reguladora do mercado de capitais norte-americano, a fatia sobre o capital votante estava um pouco menor, em 48%, mesmo porcentual que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, havia anunciado durante cerimônia da megaoferta, realizada na BM&F, o BNDESPar, 2,35%; o BNDES ficaria com 3,05% e o fundo soberano com 4,67%. Hoje, a fatia do governo nas ações ON da Petrobras é de 57,50%.

Leia mais sobre a Petrobras

Siga as últimas notícias de Mercados no Twitter

 

 

Acompanhe tudo sobre:AcionistasCapitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisGovernoIndústria do petróleoPetrobrasPetróleo

Mais de Mercados

BTG vê "ventos favoráveis" e volta recomendar compra da Klabin; ações sobem

Ibovespa fecha em queda e dólar bate R$ 5,81 após cancelamento de reunião sobre pacote fiscal

Donald Trump Jr. aposta na economia conservadora com novo fundo de investimento

Unilever desiste de vender divisão de sorvetes para fundos e aposta em spin-off