Mercados

General Motors prepara IPO para agosto

Cronograma de mega oferta inicial aponta início dos negócios com as ações para novembro

Chevrolet Malibu sai da fábrica: General Motors planeja abertura de capital de olho nas dívidas restantes da crise financeira (.)

Chevrolet Malibu sai da fábrica: General Motors planeja abertura de capital de olho nas dívidas restantes da crise financeira (.)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de julho de 2010 às 11h59.

São Paulo -No que promete ser a maior oferta pública inicial de ações nos Estados Unidos desde o IPO da Visa (que arrecadou 19,7 bilhões de dólares em 2008), a General Motors (GM) prepara o registro de sua abertura de capital para a terceira semana de agosto, logo após a divulgação dos resultados do segundo trimestre da companhia. As informações são de fontes da Reuters.

A montadora, resgatada da falência graças à empréstimos de 50 bilhões de dólares do governo americano em 2009, dará o primeiro passo de uma abertura de capital especialmente planejada para quitar dívidas.

Caso o cronograma do IPO corresponda às informações, o começo dos negócios das ações deve acontecer antes das eleições americanas em novembro. Segundo as fontes internas, a GM dialoga com Bank of America Corp, JPMorgan Chase & Co e Wells Fargo & Co para a escolha do banco coordenador da oferta.

Recuperação

A montadora não comenta oficialmente assuntos relativos ao IPO. Sua porta-voz Renee Rashid-Merem limitou-se a não confirmar as datas para a Reuters.  "Lançaremos o IPO quando as condições forem boas e a companhia estiver preparada", desconversa.

Transformada em novata do mercado de capitais, a General Motors teme tornar-se pouco atraente para investidores comparada à outras montadoras. Ainda como resquício da última crise, o sistema de financiamento para compradores da companhia é pouco competitivo se comparado ao da concorrência, que sofreu menos com os problemas financeiros de 2007.

A montadora demonstra, porém, sinais de recuperação, e reportou seu primeiro lucro trimestral no primeiro trimestre deste ano desde o pedido de falência. A companhia teve um lucro líquido de 865 milhões de dólares, comparado a uma perda de 6 bilhões de dólares no mesmo período do ano anterior. A produção aumentou em 57%.

Acompanhe tudo sobre:AçõesAutoindústriaIndústriaIndústrias em geralIPOsMercado financeiroSEC

Mais de Mercados

Amil e Dasa recebem aval do Cade para criarem rede de hospitais e clínicas

Fundador do Telegram anuncia lucro líquido pela primeira vez em 2024

Banco Central fará leilão à vista de até US$ 3 bi na quinta-feira

Marcopolo avança na eletrificação com aquisição de participação em empresa chilena