Mercados

Fitch rebaixa rating da Sabesp e mantém perspectiva estável

A agência rebaixou o rating em moeda estrangeira e local de BB+ para BB e o rating de longo prazo nacional da empresa de AA(bra) para AA-(bra)


	Sabesp: o rebaixamento reflete o enfraquecimento do perfil financeiro da Sabesp em 2014, disse a Fitch
 (Divulgação)

Sabesp: o rebaixamento reflete o enfraquecimento do perfil financeiro da Sabesp em 2014, disse a Fitch (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2015 às 19h26.

São Paulo - A agência de classificação de risco Fitch rebaixou o rating da Sabesp em moeda estrangeira e local de BB+ para BB e o rating de longo prazo nacional da empresa de AA(bra) para AA-(bra).

A perspectiva é estável. Segundo a Fitch, o rebaixamento reflete o enfraquecimento do perfil financeiro da Sabesp em 2014, somada à expectativa por uma maior deterioração nesse perfil durante o atual ano.

"A companhia enfrenta um ambiente hidrológico baixo, que reduziu fortemente os níveis dos reservatórios e a capacidade de oferta de água", diz o comunicado.

Além disso, a decisão da empresa de aplicar um programa de incentivo à redução de água também contribuiu para piorar a receita e a geração de fluxo de caixa durante o ano passado.

"A Sabesp tem desafios relevantes nos próximos trimestres, devido à esperada redução contínua no volume de água e esgoto tarifados", diz a Fitch, acrescentando que a pressão graças ao programa de incentivo à redução do consumo continua.

De acordo com a Fitch, o rating da empresa leva em conta a força do fluxo de caixa e das operações da Sabesp, durante as condições hidrológicas normais, combinada à posição de liquidez satisfatória e o perfil de vencimento de dívidas da empresa, "que devem contribuir para mitigar parcialmente o cenário mais desafiador".

"O rating também reflete a posição quase de monopólio em sua área de negócios, bem como as economias de escala obtidas como a maior companhia de saneamento básico das Américas em número de consumidores".

A agência diz que o nível baixo do sistema Cantareira continua como uma preocupação, já que a temporada seca começa em maio na região.

"Níveis de chuva significativos são necessários para recuperar o nível de água neste sistema de abastecimento de água crucial", diz a Fitch.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingÁguaEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasFitchMercado financeiroRatingSabespSaneamentoServiços

Mais de Mercados

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Bolsa brasileira comunica que não foi afetada por apagão global de tecnologia

Ibovespa opera perto da estabilidade após governo anunciar R$ 15 bi de corte de gastos; dólar sobe

Mais na Exame