Mercados

Fitch rebaixa a perspectiva do rating americano de estável para negativa

Alto endividamento pode reduzir o armamento de resposta dos EUA contra futuras crises

A Fitch reconhece que existe uma considerável incerteza em torno do potencial de produção da economia (Miguel Medina/AFP)

A Fitch reconhece que existe uma considerável incerteza em torno do potencial de produção da economia (Miguel Medina/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2011 às 18h58.

São Paulo – A agência de classificação de risco Fitch Ratings alterou a perspectiva do rating de longo prazo dos Estados Unidos de perspectiva para negativa. A nota AAA foi reafirmada. A Standard and Poor’s rebaixou nota dos EUA para AA+ em 5 de agosto.

“A economia americana continua uma das mais produtivas no mundo, refletida em níveis de receitas por pessoa que são substancialmente maiores que os outros grandes pares AAA”, afirma a agência em uma nota assinada pelo analista David Riley.

“Entretanto, a Fitch reconhece que existe uma considerável incerteza em torno do potencial de produção da economia e a possibilidade de um período de crescimento econômico acima da média”, diz.

Desta forma, enquanto a capacidade produtiva continue parada e o desemprego elevado, maior a chance que uma perda de produção (e de impostos) seja maior que a estimada, com implicações negativas para as projeções fiscais de médio a longo prazo.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingEmpresasEstados Unidos (EUA)FitchMercado financeiroPaíses ricosRating

Mais de Mercados

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Bolsa brasileira comunica que não foi afetada por apagão global de tecnologia

Ibovespa fecha perto da estabilidade após corte de gastos e apagão global

Mais na Exame