Mercados

Fitch eleva rating da Islândia; perspectiva estável

O rating do país subiu para BBB conforme sua economia continuou a crescer em meio aos problemas que afetam a zona do euro, afirmou a agência de classificação de risco


	Vista geral da cidade de Reykjavik, na Islândia:  segundo a Fitch, a relação dívida/PIB do setor público do país deve cair futuramente
 (Pall Stefansson/Getty Images/Getty Images)

Vista geral da cidade de Reykjavik, na Islândia:  segundo a Fitch, a relação dívida/PIB do setor público do país deve cair futuramente (Pall Stefansson/Getty Images/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de fevereiro de 2013 às 15h55.

A agência de classificação de risco Fitch elevou hoje o rating soberano de longo prazo em moeda estrangeiro da Islândia de BBB- para BBB com perspectiva estável, citando o "progresso impressionante que o país continua a fazer na recuperação da crise financeira de 2008-09".

Segundo a Fitch, a economia continuou a crescer apesar dos acontecimentos na zona do euro e a consolidação fiscal foi mantida com a relação dívida/PIB começando a cair. Além disso, a reestruturação e desalavancagem do setor financeiro está bem avançada e a solução do Icesave em janeiro removeu um passivo material remanescente para as finanças públicas e deu um passo à frente na normalização nas relações com os credores externos.

Na avaliação da agência, a economia da Islândia mostrou capacidade de ajustar-se e recuperar-se num momento em que muitos países com laços estreitos com a Europa sucumbiram diante dos acontecimentos negativos na zona do euro. A economia islandesa cresceu pouco mais de 2% em 2012, os desequilíbrios macroeconômicos foram corrigidos e as taxas de inflação e desemprego continuaram a cair, segundo os analistas da Fitch.

"Em contraste com países com ratings próximos ao da Islândia, como Irlanda (BBB+) e Espanha (BBB), a relação dívida/PIB do setor público da Islândia atingiu o pico de 101% em 2011 e agora parece posicionada numa trajetória de queda, recuando para estimados 96% do PIB em 2012", observa a agência. No cenário base da Fitch, a relação dívida/PIB da Islândia deverá recuar para 69% até 2021. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPaíses ricosEuropaMercado financeiroFitchAgências de ratingIslândiaRating

Mais de Mercados

Klabin distribui R$ 1,11 bi em dividendos e emite novas ações

Stellantis vai levar minicarro elétrico da Fiat aos EUA após fala de Trump

Lenda dos investimentos compara Oriente Médio ao Vale do Silício

Coisas estranhas em Wall Street: séries podem derrubar ações da Netflix