Mercados

EUA investigam falha humana em queda do Dow Jones

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta sexta-feira que as autoridades americanas estão investigando a atividade incomum registrada nas últimas horas do pregão de ontem nos mercados de ações - o que provocou uma queda brusca no valor dos papéis - e prometeu proteger os investidores. Obama aproveitou um breve discurso […]

Obama aproveitou discurso para comentar atividades em Wall Street (.)

Obama aproveitou discurso para comentar atividades em Wall Street (.)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2010 às 14h22.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta sexta-feira que as autoridades americanas estão investigando a atividade incomum registrada nas últimas horas do pregão de ontem nos mercados de ações - o que provocou uma queda brusca no valor dos papéis - e prometeu proteger os investidores.

Obama aproveitou um breve discurso sobre a criação de emprego nos Estados Unidos para comentar "a atividade inusual nos mercados de ações" na quinta-feira em Wall Street.

"As autoridades regulatórias avaliam a questão com atenção, preocupados em proteger os investidores e evitar que isso volte a ocorrer, e os resultados da investigação serão divulgados junto às recomendações para que sejam tomadas as medidas apropriadas", afirmou.

Durante 20 minutos, as 30 principais empresas americanas listadas no Dow Jones Industrial Average viram suas ações cair 998,5 pontos, mais de 9%, o equivalente à perda de bilhões de dólares em seu valor de mercado.

Pouco depois começaram a circular rumores de que um operador do Citigroup cometeu um erro com as ações da Procter and Gamble, e vendeu 16 bilhões de dólares no lugar de 16 milhões, o que arrastou o Dow Jones para sua maior queda em uma única sessão.

No entanto, o porta-voz da Procter and Gamble disse que a empresa "não tem provas de que o Citi esteja envolvido em uma transação errônea".

O mercado recuperou-se rapidamente, mas fechou na quinta-feira em baixa de 3%. Na sexta-feira, o Dow Jones voltava a cair, principalmente pelos temores de contágio da crise da dívida grega ao restante da Europa.

Acompanhe tudo sobre:AçõesBarack Obamabolsas-de-valoresEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mercados

BTG vê "ventos favoráveis" e volta recomendar compra da Klabin; ações sobem

Ibovespa fecha em queda e dólar bate R$ 5,81 após cancelamento de reunião sobre pacote fiscal

Donald Trump Jr. aposta na economia conservadora com novo fundo de investimento

Unilever desiste de vender divisão de sorvetes para fundos e aposta em spin-off