Mercados

Duratex vai às compras e agrada o BTG Pactual

Analistas elevam o preço-alvo da companhia e elogiam estratégia de aquisições


	Recomendação às ações da Duratex continua classificada em “compra”
 (Divulgação/Exame)

Recomendação às ações da Duratex continua classificada em “compra” (Divulgação/Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2012 às 15h32.

São Paulo – A forte demanda por painéis de madeira fez com que o banco BTG Pactual elevasse de 14 para 15 reais o preço-alvo em 12 meses às ações da Duratex (DTEX3). Agora, o potencial de valorização dos papéis é de 12%. A recomendação continua classificada em “compra”.

A equipe de análise formada por Edmo Chagas, Antonio Heluany e Gregory Goldfinger destaca que a demanda maior do que a esperada tem elevado os preços dos produtos.

“Estamos mais confiantes de que essa demanda vai crescer pelo menos duas vezes o ritmo do PIB no próximo ano, impulsionada pelo crédito, menores taxas de juros e incentivos do governo para estimular o consumo”, explicam os analistas.

Para o terceiro trimestre deste ano, os volumes recordes de painéis e os altos preços devem ser parcialmente compensados por maiores custos e pela consolidação da colombiana Tablemac, que possui uma margem operacional menor quando comparada com a da Duratex.

Em março, a Duratex anunciou a compra de 25% da Tablemac, companhia de painéis de madeira industrializada, pelo valor de 56 milhões de dólares. Ainda de acordo com o BTG, a divisão da Deca deve melhorar, com volumes elevados e melhor mix.

Em 2012, as ações ordinárias da Duratex acumulam valorização de 52%, bem acima da performance do Ibovespa, que subiu 4,5% de janeiro pra cá.


Comprar para crescer

No final do mês passado, a Duratex fechou a compra da Thermosystem por 63 milhões de reais. Segundo a empresa, a aquisição deverá incrementar a produção da companhia em cerca de 1,5 milhão de peças por ano. 

A Thermosystem é especializada na fabricação de chuveiros eletrônicos e sistemas de aquecimento solar. Localizada em Tubarão, em Santa Catarina, a empresa registrou um faturamento bruto de 70 milhões de reais em 2011.

Além disso, nesta terça-feira, a Lupatech confirmou a venda de 100% da metalúrgica Ipê para a Duratex por 45 milhões de reais. Uma proposta vinculativa havia sido anunciada no final de maio, com previsão para concluir a transação em até 120 dias.

“Vemos a Duratex continuando sua procura por mais aquisições, melhorando cada vez mais sua oferta de produtos e ampliando seu alcance geográfico”, acredita o BTG. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasHoldingsMadeiraItaúsaBTG PactualB3bolsas-de-valoresDuratexMercado financeiroAnálises fundamentalistasbancos-de-investimento

Mais de Mercados

A queda da Barbie? Ações da Mattel despencam 24% após fraco desempenho no fim de ano

Domino’s nomeia um veterano do McDonald’s como seu novo CEO

País não sobrevive se metade das pessoas recebe cheque do governo, diz Stuhlberger

Produção da Petrobras cresce 19% no 4º trimestre, puxada pelo pré-aal