Mercados

Dólar terá desempenho melhor que outras divisas neste ano

Desempenho será melhor devido à demanda por ativos dos Estados Unidos provocada pela mudança na política do Fed


	Dólar: Fed tem claramente sinalizado a intenção de encerrar o programa de estímulo neste ano
 (Stock.xchng)

Dólar: Fed tem claramente sinalizado a intenção de encerrar o programa de estímulo neste ano (Stock.xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de março de 2014 às 12h07.

Bangalore - O dólar terá facilmente desempenho melhor do que outras divisas importantes neste ano, de acordo com estrategistas decâmbio consultados pela Reuters, devido à demanda por ativos dos Estados Unidos provocada pela mudança na política do Federal Reserve, banco central do país.

Após promover desde dezembro dois cortes de 10 bilhões de dólares nas compras mensais de ativos, originalmente em 85 bilhões de dólares, o Fed tem claramente sinalizado a intenção de encerrar o programa de estímulo neste ano.

Isso inicialmente desencadeou vendas generalizadas nos mercados emergentes e tem alimentado expectativas de que o Fed eleve as taxas de juros no segundo semestre do ano.

Pesquisa Reuters com mais de 60 analistas conduzida entre 3 e 5 de março mostrou que o dólar deve avançar contra o euro, o iene e a libra esterlina nos próximos 12 meses.

"As taxas de juros reais nos EUA vão subir e isso certamente diminuirá o fluxo (de capitais) dos EUA para outras economias", disse o estrategista de câmbio do UBS, Geoffrey Yu.

"Já temos visto essa tendência nos mercados emergentes e também vamos vê-la em outras economias", acrescentou.

A pesquisa mostrou que o euro deve oscilar perto de 1,36 dólar em um mês, pouco abaixo das cotações desta quarta-feira, de em torno de 1,37 dólar. Espera-se que a divisa europeia enfraqueça-se no próximo ano, para 1,34 dólar em três meses e 1,28 dólar em 12 meses.

De forma similar, a expectativa é que o iene fique perto de 102 por dólar em um mês e então deprecie para 104 em três meses e a 110 em um ano.

A queda no iene para 110 por dólar em um ano, como prevê o levantamento, levaria a moeda à mínima desde a crise financeira de 2008.

A libra esterlina, por sua vez, deve ir a 1,66 dólar em um mês, recuando para 1,65 dólar em três meses e 1,62 dólar em um ano.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioDólarFed – Federal Reserve SystemMercado financeiroMoedas

Mais de Mercados

“Vamos desalavancar a companhia”, diz Gustavo Couto, CEO do Grupo Vamos

“Bolha das ações de IA começou a estourar”, diz Gavekal; entenda o porquê

O que chamou atenção na divulgação de resultados da Petrobras, segundo o BTG Pactual

Ibovespa retoma patamar dos 130 mil pontos com inflação e Galípolo no radar; dólar cai a R$ 5,51

Mais na Exame