EMBRAER: resultados do quarto trimestre devem finalmente trazer alívio para acionistas / Germano Lüders
Da Redação
Publicado em 29 de abril de 2016 às 18h47.
Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h19.
Bolsa salta 7,7%
O Ibovespa fechou o dia em queda de 0,74% nesta sexta-feira, pressionado pelo desempenho das bolsas internacionais. Apesar da queda de hoje, o índice subiu 7,7% em abril, acumulando alta de 24% no ano. No mês, a maior alta foi da siderúrgica CSN, que subiu 83,7%. As ações da companhia de alimentos JBS foram as que mais caíram em abril: 14,8%.
_
Dólar a 3,44 reais
O dólar caiu 1,64% nesta sexta-feira e fechou o dia em 3,44 reais, o menor valor desde julho de 2015, acompanhando a perda de força do dólar no cenário externo. A queda aconteceu mesmo com o Banco Central realizando quatro leilões de swap reverso, o que equivale a compra de 1,6 bilhão de dólares. Apenas em abril, o BC comprou quase 35 bilhões de dólares.
_
Embraer lucra
A fabricante de aviões Embraer teve um lucro de 385,7 milhões de reais no primeiro trimestre deste ano, ante prejuízo de 196 milhões no mesmo período de 2015. A melhora no resultado deve-se à queda das despesas em dólar, já que o real valorizou 10% no primeiro trimestre. Além disso, a receita no segmento de aviação executiva cresceu 214%, para 1,5 bilhão de reais. Apesar disso, as ações da Embraer caíram 5,7% nesta sexta-feira, e a queda foi atribuída ao dólar.
_
Banco novo
O banco Santander Brasil formará uma joint venture com a Hyundai a fim de constituir o Banco Hyundai Capital Brasil e uma corretora de seguros, segundo informou em comunicado nesta sexta-feira. A corretora de seguros fornecerá produtos e serviços financeiros para o financiamento de automóveis e de corretagem de seguros para os consumidores e as concessionárias da Hyundai no Brasil. A conclusão da operação está sujeita à autorização de reguladores.
_
Mais desempregados
O Brasil fechou o primeiro trimestre deste ano com 11,1 milhões de desempregados, o maior número já registrado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Divulgada nesta sexta-feira, a Pnad Contínua mostrou taxa de desemprego de 10,9%. No quarto trimestre de 2015, a taxa havia sido de 9%. Já em comparação com o primeiro trimestre de 2015, a alta foi ainda maior, de 39,8%.
_
Déficit
O setor público consolidado (governo central, estados, municípios e estatais, com exceção da Petrobras e da Eletrobras) apresentou déficit primário de 10,64 bilhões de reais em março, o pior resultado para o mês na história da série. Em fevereiro, o resultado havia sido negativo em 23 bilhões de reais. O déficit foi impulsionado pelo governo central (Tesouro, Banco Central e INSS), que teve resultado negativo de quase 9 bilhões de reais. Os governos regionais (estados e municípios) influenciaram o resultado negativamente com 893 milhões de reais no mês.