Mercados

Dell completa transação para fechar capital

Companhia irá deixar a Nasdaq após o fechamento do pregão desta terça enquanto seu fundador e a empresa Silver Lake completam controverso plano


	Dell: companhia viu suas ações caírem de um pico de mais de 50 dólares durante seu período de maior popularidade, em 2000
 (JB Reed/Bloomberg News)

Dell: companhia viu suas ações caírem de um pico de mais de 50 dólares durante seu período de maior popularidade, em 2000 (JB Reed/Bloomberg News)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2013 às 15h15.

San Francisco - A Dell irá deixar a Nasdaq após o fechamento do pregão desta terça-feira, enquanto seu fundador, Michael Dell, e a empresa de private equity Silver Lake completam seu controverso plano de compra da fabricante de PCs em dificuldades.

O fechamento de capital da empresa, que sofreu oposição de grandes acionistas como Carl Icahn, que pediu um preço maior de compra, põe fim a décadas de negociação das ações da Dell em bolsa.

Assim como seus concorrentes, a Dell foi prejudicada com a velocidade do declínio das vendas de PCs globalmente nos últimos anos, enquanto consumidores passaram a gastar mais dinheiro com smartphones cada vez mais poderosos e tablets ultrafinos.

A companhia, que era a maior fabricante de PCs do mundo na última década, viu suas ações caírem de um pico de mais de 50 dólares durante seu período de maior popularidade, em 2000. A operação de compra foi aprovada a um preço de 13,75 dólares por ação, além de um adicional de 0,13 dólar em dividendos especiais.

Michael Dell, que fundou a empresa com seu colega de dormitório em 1984 e a transformou em um modelo de administração de produção de computadores e de cadeia de fornecimento, está agora tentando transformá-la em uma fornecedora de serviços de computação para empresas. É uma guinada tão grande que ele acredita ser melhor realizá-la longe do escrutínio das bolsas.

"Hoje, a Dell entra em um emocionante novo capítulo como uma empresa de capital fechado", disse o presidente da companhia, Michael Dell. "Nossos 110 mil funcionários no mundo todo estão 100 por cento focados em nossos clientes e executando de forma agressiva nossa estratégia de longo prazo para o benefício deles." (Edição de Leslie Gevirtz)

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasbolsas-de-valoresAçõesMercado financeiroDellNasdaq

Mais de Mercados

A visão apocalíptica do mercado sobre empresas de software na era da IA

O inverno chegou para as criptomoedas? Para analistas, tudo indica que sim

Fôlego de última hora não poupou Nvidia de pior semana do ano na bolsa

Lembra dela? DeepSeek derrubou mercados há um ano — como está a empresa hoje?