Mercado já aposta em uma elevação de 0,75 p.p. na taxa Selic (.)
Da Redação
Publicado em 23 de abril de 2010 às 18h44.
São Paulo - A terceira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de 2010 ocupa o centro das atenções dos investidores na agenda econômica da próxima semana. O encontro, na quarta e quinta-feira (28 e 29), não reserva surpresas na intenção de aumentar pela primeira vez em dois anos da taxa básica de juros, a Selic.
Apesar do consenso, o mercado permanece dividido quanto à magnitude do aumento, apostando além do 0,5 ponto percentual. "A demanda cresce em ritmo chinês, e o cenário aquecido estimulou a revisão de estimativas", aponta Hamilton Moreira Alves, analista do BB Investimentos.
Ainda na agenda doméstica, serão divulgados o ICC (Índice de Confiança do Consumidor) de abril na terça-feira (27), além do IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) de abril e a taxa de desemprego de março, ambos na quinta-feira (29).
Mundo
No calendário internacional, as atenções vão para os números do PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA no primeiro trimestre na sexta-feira (30). A expectativa do mercado, medida pela Briefing.com, é de alta anual de 3,5% em relação aos três meses anteriores.
A estimativa é reflexo dos sinais de recuperação lenta porém concreta da economia americana, aponta Márcio Cardoso, diretor da Título Corretora. "Os resultados do país tem sido melhor que o esperado. A recuperação é mais veloz que a europeia e atrás apenas do crescimento dos emergentes", explica.