EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 21 de setembro de 2010 às 08h58.
São Paulo - O ponto alto desta terça-feira é a reunião do Banco Central Americano (Federal Reserve). Com a economia mais devagar do que o esperado, investidores consideram a possibilidade de o BC sinalizar no comunicado pós-reunião novas medidas de estímulo ao mercado americano.
A decisão do comitê de política monetária do país será divulgada às 15h15, no horário de Brasília. Atualmente a taxa de juros dos EUA está em um nível entre 0 e 0,25% ao ano. Mais dados sobre a saúde da economia do país são esperados com a divulgação do Índice de Construção de Novas Residências em agosto, às 9h30 da manhã.
No Brasil, a agenda traz logo cedo dois índices de preços: a segunda prévia do IGP-M às 8 horas e IPCA-15 de setembro às 9 horas. Além disso, a terça-feira é a véspera do encerramento do período de reserva das ações da megaoferta da Petrobras para novos investidores. A agenda nacional termina com a divulgação dos dados de conta corrente e investimento estrangeiro direto às10h30.
Na segunda-feira, o Ibovespa encerrou o dia no maior patamar em seis semanas com uma valorização de 1,6%, aos 68.190 pontos. A bolsa brasileira acompanhou o ritmo dos mercados americanos em uma sessão com poucos indicadores. Os papéis da Vale e da Petrobras subiram perto de 2%.